Cultura

Tomou posse ontem a primeira mulher presidente do MTG

Após disputa judicial, Gilda Galeazzi assume o comando do movimento que conta com 1,7 mil entidades filiadas no RS. Chaves da sede foram entregues na manhã de ontem (29)
30/01/2020 - 11h11min Corrigir

Foi num centro de tradições gaúchas, o CTG Tiarayú, a posse da primeira mulher a presidir o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Na noite de ontem (29), Gilda Geleazzi, 65 anos, seus auxiliares e conselheiros assumiram os cargos, formalmente. Houve jantar e tertúlia no local, com a presença de artistas como Capitão Faustino e Luiza Barbosa.

Já pela manhã, Gilda recebeu as chaves da sede da entidade, localizada em Porto Alegre. Na eleição realizada dia 11 de janeiro, em Lajeado, ela e a outra candidata, Elenir Winck, obtiveram 530 votos cada.

Como critério de desempate, a comissão eleitoral analisou a idade de todos os integrantes das chapas. O mais idoso era o suplente do conselho da chapa de Elenir, Wilson Barbosa de Oliveira, que tem 77 anos. Elenir, então, foi declarada vencedora.

A chapa liderada por Gilda recorreu por entender que o critério deveria levar em conta a cabeça de chapa, e, nesse caso, ela seria a vencedora, o que foi confirmado pela justiça através de liminar (decisão temporária), mantida pelo Tribunal de Justiça.

Coordenadora por 18 anos da 7a Região Tradicionalista e formada em administração de empresas, Gilda assume com a promessa de impor uma gestão profissional ao MTG, com o apoio de boa parte da classe artística.

O músico César Oliveira, Adido Cultural do estado, será o vice-presidente de Administração de Finanças da nova gestão. Já o cantor e gaiteiro João Luiz Corrêa assume como diretor do novo Departamento de Música Regional Gaúcha. Entre as metas da administração, está o fortalecimento das 1,7 mil entidades filiadas, transparência e aproximação com a sociedade e poderes.

À tarde, Gilda e César tiveram encontro com o governador Eduardo Leite. A partir de sábado (1º), a sede do MTG passará a funcionar no Rodeio Internacional de Vacaria. O "Galpão da Hospitalidade fica próximo à Concha Acústica. É a área onde, tradicionalmente, acampam os artistas que se apresentam no rodeio. O objetivo, conforme Gilda, é receber os tradicionalistas e estar mais próximo do público.

 

 
 

MAIS NOTÍCIAS

RÁDIO SÃO JOSÉ
SUPER SÃO JOSÉ
OLIDATA
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
GRÁFICA.COM
ADRIANO CONRADO
ROGÉRIO CALÇADOS
SPEED CAR
FICA EM CASA
Petroman
ART MÓVEIS
ELETRO CLIC
JENIFER
ECONÔMICA MÓVEIS E ELETRO
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +