Cultura

Tomou posse ontem a primeira mulher presidente do MTG

Após disputa judicial, Gilda Galeazzi assume o comando do movimento que conta com 1,7 mil entidades filiadas no RS. Chaves da sede foram entregues na manhã de ontem (29)

Compartilhe:
30/01/2020 - 11h11min Corrigir

Foi num centro de tradições gaúchas, o CTG Tiarayú, a posse da primeira mulher a presidir o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Na noite de ontem (29), Gilda Geleazzi, 65 anos, seus auxiliares e conselheiros assumiram os cargos, formalmente. Houve jantar e tertúlia no local, com a presença de artistas como Capitão Faustino e Luiza Barbosa.

Já pela manhã, Gilda recebeu as chaves da sede da entidade, localizada em Porto Alegre. Na eleição realizada dia 11 de janeiro, em Lajeado, ela e a outra candidata, Elenir Winck, obtiveram 530 votos cada.

Como critério de desempate, a comissão eleitoral analisou a idade de todos os integrantes das chapas. O mais idoso era o suplente do conselho da chapa de Elenir, Wilson Barbosa de Oliveira, que tem 77 anos. Elenir, então, foi declarada vencedora.

A chapa liderada por Gilda recorreu por entender que o critério deveria levar em conta a cabeça de chapa, e, nesse caso, ela seria a vencedora, o que foi confirmado pela justiça através de liminar (decisão temporária), mantida pelo Tribunal de Justiça.

Coordenadora por 18 anos da 7a Região Tradicionalista e formada em administração de empresas, Gilda assume com a promessa de impor uma gestão profissional ao MTG, com o apoio de boa parte da classe artística.

O músico César Oliveira, Adido Cultural do estado, será o vice-presidente de Administração de Finanças da nova gestão. Já o cantor e gaiteiro João Luiz Corrêa assume como diretor do novo Departamento de Música Regional Gaúcha. Entre as metas da administração, está o fortalecimento das 1,7 mil entidades filiadas, transparência e aproximação com a sociedade e poderes.

À tarde, Gilda e César tiveram encontro com o governador Eduardo Leite. A partir de sábado (1º), a sede do MTG passará a funcionar no Rodeio Internacional de Vacaria. O "Galpão da Hospitalidade fica próximo à Concha Acústica. É a área onde, tradicionalmente, acampam os artistas que se apresentam no rodeio. O objetivo, conforme Gilda, é receber os tradicionalistas e estar mais próximo do público.

 

 
 

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
AABB
CÂMERAS
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) AABBCÂMERASTBK INTERNET