Rural

Governo Federal ainda não dispõe de recursos para apoiar a situação de emergência por causa da seca no RS

Declaração foi dada hoje (2), de forma genérica, pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em visita à Expodireto

Compartilhe:
02/03/2020 - 18h21min Corrigir

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em visita ao Rio Grande do Sul, na abertura da Expodireto, em Não-Me-Toque, comentou que está atenta à situação de emergência de vários municípios do Estado por causa da falta de chuva, mas não indicou apoio do Governo Federal para os atingidos pela seca, pelo menos por agora.

Uma posição favorável para a situação era aguardada pelo governador Eduardo Leite desde o dia 12 de fevereiro, quando uma comitiva gaúcha esteve no ministério, em Brasília. Durante a reunião, que contou com a presença, além do governador, também de produtores rurais e deputados, a ministra salientou que iria dispor de recursos urgentes aos agricultores mais atingidos, principalmente, os de pequeno porte.

Até o momento, o Governo homologou apenas o decreto de situação de emergência do município de São Lourenço do Sul. Tal medida facilita para o recebimento de apoio governamental. Camaquã ainda necessita do reconhecimento do decreto por parte da União. Porém, a deliberação já havia sido emitida no último dia 3 de janeiro, pelo então prefeito em exercício, Jair Martins.

Em dezembro do ano passado, o município registrou um acumulado de apenas 10 mm de chuva. Esse fator causou prejuízos na produção de grãos, como soja e arroz, e outros produtos, como o tabaco, sendo esses os principais insumos produzidos na região. O desfalque financeiro para os agricultores de Camaquã chegou a mais de R$ 70 milhões durante esse período.

Tereza Cristina declarou que o Governo Federal ainda estuda medidas para diminuir os impactos da estiagem nas principais fontes de renda do RS, que são a agricultura e pecuária. Mas a ministra não confirmou nenhum tipo de atendimento às demandas solicitadas à pasta.

Com informações do Jornal Diário Popular

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERAS
TBK INTERNET
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AFUBRA MAIO 2024
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSEAABBCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉCÂMERASTBK INTERNETFUNERÁRIA BOM PASTORAFUBRA MAIO 2024COMERCIAL BLOG DO JUARES