Justiça

Bloqueio do WhatsApp pela Justiça será julgado pelo STF nesta quarta-feira

Corte deverá esclarecer se Justiça pode impedir funcionamento temporário do aplicativo devido à recusa de entrega de informações de usuários investigados por diversos crimes
20/05/2020 - 09h57min Corrigir

Nesta quarta-feira (20), o STF (Supremo Tribunal Federal) deve julgar duas ações que contestam a validade de decisões judiciais que determinaram o bloqueio do aplicativo WhatsApp no país. A Corte irá decidir se a Justiça pode impedir o funcionamento temporário do Whatsapp devido à não entrega de informações de usuários investigados por diversos crimes.

No Brasil, a quebra de sigilo ocorre quando usuários do Facebook, que é proprietário do WhatsApp, são investigados e a Justiça determina que a rede social entregue mensagens e dados para serem usados na investigação. No entanto, o aplicativo alega que não pode cumprir a decisão porque as mensagens são criptografadas de ponta-a-ponta, ou seja, não podem ser interceptadas por terceiros e não ficam armazenadas nos sistemas da empresa.

Após essa decisão, os juízes acabam determinado o bloqueio do WhatsApp, deixando milhões de usuários sem conexão.O Ministério Público e a polícia argumentam que o aplicativo é usado para a prática de crimes e os ilícitos devem ser impedidos.

As decisões são amparadas no marco civil da Internet, aprovado em 2014. Em um dos artigos, a norma obriga o provador responsável a disponibilizar os dados após a decisão judicial.

Com informações Rádio Guaíba

MAIS NOTÍCIAS

RESTAURANTE COME COME
ART MÓVEIS
ROGÉRIO CALÇADOS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
OLIDATA
FUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ
ADRIANO CONRADO
RÁDIO SÃO JOSÉ
PADARIA ESTRELA
ELETRO CLIC
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +