Rural

Irga afirma que chuvas do inverno não devem recuperar níveis dos reservatórios gaúchos

Situação é de alerta para a próxima safra de arroz no Rio Grande do Sul, que é irrigada

Compartilhe:
09/06/2020 - 15h57min Corrigir

De acordo com dados do Instituto Riograndense do Arroz (Irga), a chuva prevista para o inverno deste ano não deve ser suficiente para recuperar o nível dos reservatórios de água destinados à irrigação da próxima safra de arroz no Rio Grande do Sul. “Há locais que precisam de mil milímetro de água para chegar ao nível máximo até setembro, o que dificilmente acontecerá”, afirmou Ricardo Kroeff, engenheiro agrônomo do Irga. 

No mês passado, houve precipitação acima da média e há previsões similares para junho e julho. Todavia, para reverter o quadro dos baixos níveis das bacias hidrográficas gaúchas, seria necessário chover na mesma proporção até outubro, de acorco com a meteorologista do IrgaJossana Cera. Mas a previsão não é nada animadora, já que em agosto, as chuvas já devem diminuir. Ainda assim, ambos os técnicos apontam que a chuva deve resolver parte do problema gerado pela seca. 

O Estado enfrenta uma severa estiagem desde o final do ano passado, sendo intensificada no começo de 2020. A falta de chuvas prejudicou o cultivo de diversos grãos em solo gaúcho. No entanto, não afetou a colheita do arroz, que foi a maior registrada desde a safra de 1921/1922. Até o momento, 405 municípios do RS decretaram situação de emergência por conta da falta de chuva, sendo que desse total, 367 foram homologados pelo Governo do Estado e 364 também tiveram reconhecimento por parte da União.

  

 

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERAS
TBK INTERNET
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
COMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCÂMERASTBK INTERNETBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA CAMAQUENSEAABB
SUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTOR