Rural

Programa Fomento beneficia famílias no meio rural de Camaquã

Reunião entre representantes do desenvolvimento rural para debater a respeito do novo modelo ocorreu na manhã desta quarta-feira (10), no gabinete do prefeito Ivo
10/06/2020 - 17h34min Prefeitura de Camaquã Corrigir

Na manhã desta quarta feira (10), estiveram reunidos no gabinete do prefeito de Camaquã, Ivo de Lima Ferreira, a secretária Especial da Mulher, do Trabalho e Desenvolvimento Social, Mara Eliane Vargas, acompanhada de Beatriz Corleta, do secretário da Agricultura e Abastecimento, Maurício Buchhorn e Márcio Bartz, juntamente com os representantes da Emater, Emerson Portes, André Conceiçã oe Charlise Nunes.

A reunião teve como objetivo, apresentar o novo Programa de Fomento a inclusão social e produtiva que a Emater esta executando em nosso município. O programa foi criado visando apoiar investimentos produtivos de famílias residentes no meio rural em situação de pobreza ou pobreza extrema. Tem como objetivos: estimular a geração de trabalho e renda com sustentabilidade; promover a segurança alimentar e nutricional de seus beneficiários; incentivar a participação dos beneficiários em ações de capacitação social, educacional, técnica e profissional, e, incentivar a organização associativa e cooperativa de seus beneficiários.

O programa tem ainda como missão promover o desenvolvimento rural, focado na elevação da qualidade de vida, na produção de alimentos de qualidade, na soberania alimentar, compreendendo o meio rural para além da produção e negócios, a prioridade é fortalecer as cadeias produtivas das economias de base familiar e cooperativa, conjugando, inclusão social e produtiva.

São duas as principais ações articuladas pelo programa: a) acompanhamento social e produtivo e, b) transferência de recursos não reembolsáveis para as famílias no valor de R$ 2.400,00, em duas parcelas, de acordo com o projeto produtivo definido pela família.

Os extensionistas do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Camaquã, já executaram outras etapas deste Programa anteriormente chamado de Programa Brasil sem Miséria. Para 2020, o município foi contemplado com 81 vagas, cujos beneficiários já foram pré-selecionados de acordo com os critérios do Programa. Segundo o Prefeito Municipal Ivo de Lima Ferreira, este programa é bem vindo ao município, pois traz recursos federais e será aplicado em famílias necessitadas do interior do nosso município e, além disso, agradece o empenho da equipe municipal da Emater para executá-lo da melhor forma.

Para a secretária Mara Eliane Vargas, o programa vem de encontro a diversas políticas públicas que a secretaria executa, facilitando o acesso das famílias rurais a estes direitos.

Na opiniã do secretário de Agricultura Mauricio Buchhorn, este é mais um programa que evidencia a importância das parcerias entre as entidades locais na busca por recursos para beneficiar as famílias rurais.

Para a extensionista rural social Charlise Nunes, este programa é de suma importância para as famílias rurais em vulnerabilidade social, além de melhorar a qualidade de vida permite que tenham acessos a direitos sociais muitas vezes inacessíveis por falta de informação Ela agradece a parceria da prefeitura com as secretarias, pois o trabalho não consegue ser desenvolvido sem o apoio do Legislativo municipal.

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
RESTAURANTE COME COME
RÁDIO SÃO JOSÉ
ART MÓVEIS
ELETRO CLIC
ADRIANO CONRADO
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
OLIDATA
ROGÉRIO CALÇADOS
PADARIA ESTRELA
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +