Educação

Governo do Estado propõe retomada das aulas presenciais já para a semana que vem

Calendário com datas escalonadas para a volta às atividades escolares de maneira presencial no RS está sendo apresentado aos municípios nesta manhã e dependerá da aprovação dos prefeitos

Compartilhe:
01/09/2020 - 11h09min Atualizada em 01/09/2020 - 14h23min Corrigir

Em reunião com a Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) na manhã desta terça-feira (1º), o governo do Estado apresentou o novo calendário para o retorno das aulas presenciais no Rio Grande do Sul. O Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) também estão presentes no encontro, que ainda está acontecendo neste momento.

A ideia é voltar com as atividades escolares de maneira escalonada a partir da próxima semana e encerrando o processo em novembro. As etapas começariam pela Educação Infantil em 8 de setembro, passando pelo Ensino Médio e Ensino Superior, em 21 de setembro (no entanto, a rede estadual retorna apenas em 13 de outubro), e o Ensino Fundamental, entre 28 de outubro (anos finais) e 12 de novembro (anos iniciais).

A decisão, no entanto, caberá aos municípios. As primeiras datas para o retorno gradual apresentadas pelo Estado foram rejeitada por 94,6% dos gestores municipais. Na ocasião, a volta às aulas presenciais ocorreria a partir dessa segunda-feira (31). Por conta da ampla rejeição, o governo do Estado decidiu construir um cronograma, prevendo um adiamento de até 15 dias do plano inicial.

O governo destaca que o retorno não será obrigatório e que a retomada das atividades escolares de forma presencial só será permitida para regiões com bandeira amarela ou laranja no modelo de Distanciamento Controlado, sem a possibiliade de adotar a gestão compartilhada. Nesta rodada, o Estado conta com 17 regiões em bandeira laranja e apenas quatro em bandeira vermelha - o que representaria 91,9% do território gaúcho voltando às aulas presenciais se a retomada fosse já nesta semana.

As propostas do governo também têm sido criticadas pelos principais sindicatos de professores das redes pública e particular. Essas entidades consideram arriscada a retomada das aulas enquanto não houver uma queda significativa no índice de mortes pela covid-19 no Estado.

Leia também: Estado recua e deve estabelecer nova data para volta gradual das aulas presenciais

*Matéria atualizada para acréscimo de informações

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
CÂMERAS
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
SUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNET
COMERCIAL BLOG DO JUARES
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTORCÂMERAS
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA CAMAQUENSEAABBSUPER SÃO JOSÉTBK INTERNETCOMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES