Cultura

Escritora Luciana Novinski lança obra sobre o médium Professor Lorenz

O professor Lorenz nasceu em 24 de dezembro de 1872, e faleceu em Porto Alegre, em 24 de maio de 1957

Compartilhe:
03/03/2021 - 11h34min Corrigir

Um dos maiores poliglotas do Brasil o médium e escritor Francisco Valdomiro Lorenz é o personagem central da obra histórica e biográfica lançada pela autora Luciana Terezinha Novinski, ex-diretora da Casa de Cultura do Imigrante de Dom Feliciano. Em virtude do avanço da pandemia, que impede eventos presenciais, o lançamento com sessão de autógrafos se dará em momento oportuno.

Para escrever o livro “Francisco Valdomiro Lorenz - Um homem além do seu tempo”, Novinski utilizou pesquisa autônoma, consultou arquivos e livros do próprio Lorenz, e valeu-se da amizade com dois netos do professor - Sinval e Vladimir, que juntamente com ela idealizaram e construíram, no ano de 2012, o Memorial de Francisco Valdomiro Lorenz, em Dom Feliciano, e que guarda os restos mortais do sábio escritor.

Natural da Áustria, hoje território da República Tcheca, o professor Lorenz nasceu em 24 de dezembro de 1872, e faleceu em Porto Alegre, em 24 de maio de 1957. Mas foi na pequena Colônia de São Feliciano que ele aportou em 1894, e onde construiu a sua identidade. Foi um mestre do espiritismo, médium, agricultor, filósofo, tradutor, esperantista, poeta, escritor (mais de 70 obras publicadas), médico homeopata, astrônomo, astrólogo, filantropo e renomado poliglota (dominava mais de 100 idiomas e dialetos).

A escritora Luciana Novinski, na apresentação do livro, expressa o sentimento que a faz prestar este singelo tributo: “Na minha juventude, no período escolar, ouvi em uma das aulas falarem do professor Lorenz o quanto aquele ser iluminado, que mesmo não sendo de origem polonesa, tanto auxiliou os imigrantes, que tinham imensa dificuldade de comunicação aqui na antiga Colônia São Feliciano. Este homem sábio, que reverencio através deste livro, para que todo o bem que fez jamais seja esquecido, chamava-se Francisco Valdomiro Lorenz”.

A obra, editada pela Criarte Marketing & Eventos, com planejamento gráfico de Júlio César Rodrigues, traz dados biográficos de Francisco Valdomiro Lorenz, fotografias de álbum de família, bibliografia do autor, casos de espiritualidade e homenagens póstumas que ele recebeu. Interessados em conhecer e adquirir este importante livro basta contatar com a Criarte (99811 5067) ou diretamente com a autora (99551 0555).

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
CÂMERAS
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTORBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) CÂMERASCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESTBK INTERNETAABBFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL BLOG DO JUARES