Rural

Caso de raiva é identificado na região de Camaquã

Patologia é transmitida por morcegos-vampiros e não tem cura
13/05/2021 - 13h02min Corrigir

Um caso de raiva foi confirmado nesta semana no município de Mariana Pimentel.

Através de uma nota publicada na página oficial da prefeitura, na terça-feira (11), a Secretaria da Agricultura informou que no dia 5 de maio foi identificado um cavalo com sintomas de raiva em uma propriedade localizada em Passo da Estância, interior do município. Após colher material do animal para teste, o setor veterinário confirmou que realmente se tratava da doença.

A raiva é uma patologia viral transmitida pelos morcegos hematófagos (ou morcegos-vampiros, que se alimentam exclusivamente de sangue) aos animais. Ela provoca uma inflamação que atinge o sistema nervoso central e pode causar a morte. Essa doença é silenciosa, podendo levar de 30 a 60 dias para se manifestar.

Em seres humanos, é uma zoonose que dificulta o tratamento e geralmente deixa sequelas neurológicas.E transmitida pela saliva de animais infectados. A transmissão ocorre, principalmente, por causa das mordidas dos animais, mas podem acontecer em caso de arranhões ou até lambidas. 

Por ser uma doença que não tem cura, a única forma de prevenir a raiva é a vacina anual dos animais. O setor veterinário está solicitando que todos os produtores rurais de Mariana Pimentel vacinem seus rebanhos.

Secretaria de Agricultura I Secretaria de Saúde I Setor Veterinário I Inspetoria Veterinária 🦇🐂👤 🚨⚠️Alerta aos...

Publicado por Prefeitura Municipal De Mariana Pimentel em Terça-feira, 11 de maio de 2021

MAIS NOTÍCIAS

ROGÉRIO CALÇADOS
MÁRIO SERRALHEIRO
OLIDATA
FUNERÁRIA BOM PASTOR
ELETRO CLIC
ANUNCIE AQUI
ART MÓVEIS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
Tocando agora: Relembre bons momentos