Justiça

Justiça determina cassação dos mandatos de prefeito e vice de cidade gaúcha

Políticos foram acusados pelo Ministério Público Eleitoral, de distribuir vales-combustível com recursos não declarados

Compartilhe:
20/07/2021 - 14h54min Corrigir

A 44ª Zona Eleitoral de Santiago determinou a cassação dos mandatos do prefeito e do vice-prefeito de Capão do Cipó, na Região Central do Rio Grande do Sul. A juíza Ana Paula Nichel, em decisão na última quinta-feira (15), divulgada pelo Ministério Público Eleitoral na última segunda-feira (19), também ordenou a realização de uma nova eleição

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube... ACESSE AQUI

Os dois foram eleitos em 2020, onde o prefeito Osvaldo Froner (PP) e o vice Anselmo Fracaro Cardoso (PDT) ingressaram com recurso em segundo grau, por não concordar com a sentença de primeira instância, segundo a defesa.

A nova eleição deverá ser realizada em data a ser designada pelo TRE, onde será vedada a participação dos requeridos, que devem entregar os diplomas de eleitos ao Cartório Eleitoral.Nesse período, o presidente da Câmara Municipal deve assumir o Executivo no prazo de cinco dias após a intimação.

De acordo com denúncia do MPE, a campanha de Froner e Cardoso distribuiu vales-combustível para a população, com recursos não declarados, com o objetivo de angariar votos. Além disso, a investigação sustenta que houve simulação de doações financeiras para custear os honorários de advogados da chapa.

Em dezembro do ano passado, uma operação cumpriu 20 mandados de busca e apreensão para investigar as suspeitas. Onde os agentes encontraram, em um posto de combustíveis, documentos que comprovariam a distribuição dos vales.

Também foram recolhidos celulares, nos quais havia troca de mensagens indicando a prática ilícita, diz o MPE. De acordo com o IBGE, o município de Capão do Cipó tem uma população estimada em 3.699 habitantes. O MPE afirmou que, nas últimas três eleições, foi necessário solicitar apoio policial para manter a ordem no município.

Com informações G1 RS

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARES
Mais Lidas
CÂMERASSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CAMAQUENSEBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) TBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCOMERCIAL BLOG DO JUARESAABB