Educação

Escolas da Rede Estadual passam por avaliação disciplinar

Nesta primeira etapa, 100 instituições serão avaliadas pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes
09/11/2021 - 15h40min Ascom Seduc RS Corrigir

Cem escolas da Rede Estadual receberão nos próximos dias a avaliação do Programme for International Student Assessment (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - Pisa), da Fundação Cesgranrio. A avaliação ocorrerá do dia 8 ao 26 de novembro com o objetivo de verificar as habilidades e competências dos estudantes sobre três domínios cognitivos principais: Leitura, Matemática e Ciências.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

A avaliação amostral consistirá em um questionário contextual dos alunos e um questionário da escola. Realizarão os estudantes com idades entre 15 anos e três meses a 16 anos e dois meses. Nesta primeira etapa, foram sorteados aproximadamente 7 mil alunos da Rede Estadual dos municípios de Alvorada, Eldorado do Sul, Guaíba, Porto Alegre, Viamão, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Estância Velha, Esteio, Gravataí, Novo Hamburgo, Santo Antônio da Patrulha, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Lajeado.

O Pisa trata-se de um estudo comparativo internacional realizado a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Ele oferece informações sobre o desempenho dos estudantes em uma idade que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países, vinculando dados sobre suas atitudes em relação à aprendizagem, e também aos principais fatores que moldam sua aprendizagem, dentro e fora da escola.

Os resultados do Pisa permitem que cada país avalie os conhecimentos e as habilidades de seus estudantes em comparação com os de outros países, aprenda com as políticas e práticas aplicadas em outros lugares e formule seus programas educacionais visando à melhora da qualidade e da equidade dos resultados de aprendizagem.

Capacitação

No dia 28 de outubro, os aplicadores das provas nas escolas receberam uma capacitação, que contou com a presença da secretária da Educação, Raquel Teixeira, da coordenadora do PISA, Amanda Glasser; da coordenadora das avaliações institucionais da Seduc, Salete Albuquerque; e dos pesquisadores Leandro Lins marino e Marcela Soares de Oliveira.

A segunda etapa do Pisa iniciará em 2022, com outras 300 escolas.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

ELETRO CLIC
MÁRIO SERRALHEIRO
FUNERÁRIA BOM PASTOR
KNN IDIOMAS
SUPER SÃO JOSÉ
OLIDATA
CÂMERAS EXTERNAS
ART MÓVEIS
DR. JOÃO BATISTA
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
PIX