Cultura

Os Fagundes são atração confirmada do 34º Reponte da Canção

Donos dos sucessos "Canto Alegretense", "Origens" e "Galpão Crioulo" encerrarão a primeira noite do Festival.

Compartilhe:
18/11/2021 - 08h52min Ascom Prefeitura de São Lourenço do Sul Corrigir

O Reponte da Canção, um dos maiores e principais eventos nativistas do estado do Rio Grande do Sul, terá sua 34ª edição nos dias 8 e 9 de abril. O evento ocorrerá no Galpão Crioulo do Camping Municipal e paralelamente, é realizado o 26º Pérola em Canto, evento em âmbito municipal que funciona como classificatória para o Reponte.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

No primeiro dia do Festival, Os Fagundes irão encerrar a noite. Os Fagundes mostram ao público as performances individuais que resultaram da renovação do trabalho e dedicação da família mais musical do Rio Grande do Sul. A genética não nega. A arte está no sangue de cada integrante da família. Eles respiram música. E a trajetória de Os Fagundes, que vai do México ao Alegrete, passando pela Itália, França e Argentina, foi apresentada através da série "Tá no Sangue", que tem sua trilha sonora presenteada aos gaúchos e as gaúchas através de uma apresentação que transborda do palco para a plateia.

Os irmãos Ernesto, Neto e Paulinho Fagundes dividem o palco em uma homenagem especial ao pai, Bagre Fagundes, que introduziu a cultura musical na vida dos filhos. “Não há como falar de nossa evolução artística sem reverenciarmos o início de tudo, nosso pai”, emociona-se Ernesto. Esta influência paterna é apresentada ao público através dos trabalhos individuais desenvolvidos por cada um, mas sempre com o “pitaco” da família. “Só é bom voar bem alto, quem tiver chão para pousar”, exalta Neto Fagundes, ao referir-se à influência e importância da família em sua carreira.

Neto busca a integração entre as diferentes culturas musicais brasileiras. O caminho que escolheu percorrer é desenhado em cada interpretação que realiza. Desde os primeiros passos como artista, trouxe a união do regionalismo às diversas sonoridades, ligando a cultura gaúcha ao rock, ao reggae, levando o tradicionalismo para dentro dos teatros. Da família, unida pela música, com laços fortalecidos pela amizade, Ernesto compartilha na relação com o pai (Bagre) a cumplicidade nos sentimentos. O patriarca teve como primeira referência a música mexicana e, a partir deste legado, Ernesto escolheu defender e difundir a cultura latino-americana, marca de seu trabalho. O bombo leguero, instrumento de percussão argentino, que o acompanha nas andanças pelo mundo, ele afirma ser a extensão de seu corpo. “O índio que vive mim bate um tambor no meu peito”, declama o percussionista, que possui dez CDs e dois DVDs.

O mais novo, Paulinho Fagundes, é um artista maduro, estudioso e instrumentista de excelência. “Estou sempre à vontade com a família reunida no palco, pela liberdade que eles me dão para criar”. É grato pela oportunidade de fazer música em família e ter como mestres, seu pai e os dois irmãos mais velhos. A liberdade e influência recebida fortaleceu a busca pela sua individualidade musical, conquistando parcerias de trabalho com os maiores nomes da música instrumental brasileira. Paulinho possui dois CDs gravados (Pedra Moura e janeiro). Em 2021 está lançando o álbum YBY com Vagner Cunha e Bebê Kramer e com Ernesto Fagundes o disco novo chamado Capricórnio. As clássicas como de filho para pai, Origens, Galpão Crioulo e Canto Alegretense integram o repertório do show.

Programação do 34º Reponte da Canção

Sexta-feira (08)

20h – Abertura do Festival com solenidade e Show Especial de Abertura

21h – Apresentação das concorrentes do 34º Reponte da Canção e 26º Pérola em Canto

23h – Show

00h – Premiação do 26º Pérola em Canto

00h30 – Show de 'Os Fagundes'

Sábado (09)

20h – Show

21h – Apresentação das finalistas do 34º Reponte da Canção

22h30 – Show baile com Grupo Querência

23h – Premiação 34º Reponte da Canção

00h – Show baile com Grupo Querência

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNET
COMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
CÂMERAS
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
AABBFUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNETCOMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORCÂMERASBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) SUPER SÃO JOSÉ