Rural

Produtor de Sentinela do Sul investe no cultivo de banana

Fruta, que é tradicionalmente cultivada no Litoral Norte do Estado, tem sido uma aposta no município, que tem o tabaco como principal atividade econômica

Compartilhe:
16/02/2022 - 09h24min Ascom Emater-Ascar / Edição: Redação Blog do Juares Corrigir

A banana, tradicionalmente cultivada no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, virou uma aposta por parte de um produtor rural de Sentinela do Sul, que está investindo no cultivo da fruta. O trabalho está sendo acompanhado de perto pelos extensionistas da Emater, uma vez que o município costuma ter temperaturas muito baixas durante o inverno o que poderia não ser muito favorável para o plantio desta fruta. Além disto, a cidade é conhecida por ter dentre suas principais atividades econômicas e agrícolas a cultura do tabaco, presente na maioria das propriedades.

Anuncie sua empresa aqui neste espaço em todas as matérias! Acesse aqui e entre em contato com o Blog do Juares!

Inicialmente a área pensada para o plantio de banana era de cerca de dois hectares, porém o produtor Roberto Letsch decidiu por cultivar sete hectares. Diante disso, os extensionistas fizeram uma busca por mudas que fossem além de tolerantes ao frio durante o inverno, ainda mostrassem uma certa resistência ao fungo da Fusariose, altamente prejudicial ao cultivo da banana.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para esta área foram encomendas dez mil mudas, todas produzidas em laboratório e adaptadas. As mudas foram plantadas com a densidade de plantio de 1.430 plantas por hectare. Roberto Letsch espera que esta área de sete hectares de bananas renda uma produção em torno de 90 toneladas, isso durante 2022, no primeiro ano de colheita.

As variedades implantadas foram a BRS Platina, que tem ciclo precoce e é altamente resistente ao fungo da Fusarium e da Sigatoka Amarela, e a Prata Catarina. A BRS Platina e a Prata Catarina são variedades do grupo das anãs e foram plantadas em cerca de 80% da área, visando atender o mercado consumidor para esta fruta. Também foram plantadas as variedades nanicas Williams e a Grande Naine.

Para Letsch, a experiência está sendo positiva: “até o momento está tudo certo, com bom desenvolvimento da cultura. Nós pretendemos, a partir duma análise da produção obtida, fazer novos investimento para o futuro”, analisa.

Já o extensionista da Emater em Sentinela do Sul, Nelson Rech, que acompanha o produtor nesta aposta, está avaliando como positiva a iniciativa já que vem ao encontro de uma grande deficiência de oferta de frutas no município, principalmente para os programas institucionais como PNAE E PAA.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSEAABBCÂMERASSUPER SÃO JOSÉBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL BLOG DO JUARESTBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTOR