Cultura

Biblioteca Pública do Estado e DZ Estúdio lançam projeto para estimular a leitura de livros escritos por mulheres

Peças foram criadas para a divulgação do projeto Leia uma Autora

Compartilhe:
24/08/2022 - 14h13min Corrigir

A Biblioteca Pública do Estado (BPE) e a agência DZ Estúdio lançaram o projeto Leia uma Autora, com o objetivo de gerar visibilidade e estimular a leitura de livros escritos por mulheres. Conforme a diretora da instituição, Morgana Marcon, a ideia surgiu a partir da disparidade entre gênero na literatura também. “Pensamos então em como poderíamos gerar mais visibilidade para obras escritas por mulheres, de forma simples e engajadora”, disse. A campanha foi desenvolvida pela DZ Estúdio, que tem a BPE como parceira na iniciativa.

O site www.leiaumaautora.com.br utiliza a tecnologia de reconhecimento de caracteres e palavras da capa dos livros. “Quando uma pessoa acessar o site e escanear com o celular o título de um clássico da literatura escrito por um homem, terá a indicação de um livro de uma autora com tema semelhante ou apenas a indicação de uma autora”, explica o diretor de criação e sócio da agência DZ Estúdio, Zé Pedro Paz.

Ele reitera que o projeto transcende os espaços da Biblioteca Pública. “Qualquer pessoa poderá participar, seja em outras bibliotecas, livrarias ou em casa. Além disso, essa tecnologia que desenvolvemos para o projeto funciona em qualquer formato de livro, tanto físico quanto digital, desde que a obra esteja mapeada no sistema”, detalha. Já são mais de 300 indicações de autoras, a partir do cruzamento de obras do acervo da biblioteca.

Leia uma Autora ocorre no ano do centenário do prédio da biblioteca, abrindo uma série de iniciativas previstas para marcar a data. Nas redes sociais, poderá ser acessado por meio do perfil @leiaumaautora.

O projeto terá divulgalção em peças de mobiliário urbano, vídeo e mídia em elevadores.

A Biblioteca Pública do Estado fica na Riachuelo, 1.190, no Centro Histórico de Porto Alegre. O funcionamento é de segunda a sexta, das 10 às 18h.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
CÂMERAS
Mais Lidas
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNETCOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSE
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) CÂMERASAABB