Rural

Medalha Assis Brasil destaca o mérito de personalidades gaúchas na agricultura e na pecuária

Medalha Assis Brasil será entregue nessa sexta-feira (02) na Expointer

Compartilhe:
01/09/2022 - 13h31min Corrigir

A Medalha Assis Brasil vai ser entregue nesta sexta-feira (2/9) no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, a três personalidades de destaque no agronegócio. A honraria é o maior reconhecimento do Estado do Rio Grande do Sul às personalidades que tenham se destacado por serviços de excepcional mérito na agricultura e na pecuária. Neste ano, ela será concedida à secretária estadual de Meio Ambiente, Marjorie Kauffmann; ao produtor rural e presidente do Sindicato Rural de Pelotas, Fernando Rechsteiner, e ao presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), Edemundo Gressler.

Edemundo Gressler é médico veterinário e produtor rural. Foi secretário de Saúde e vereador do município de São Sepé, onde nasceu. Desde 2019, é o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), entidade criada em 1942 e que representa os ovinocultores de todo o país. “É uma honraria você receber uma medalha tão significativa para o setor. Eu considero uma medalha para a ovinocultura, porque não se faz nada sozinho. Além da Arco, existem os associados, os criadores de ovelhas, que estão junto conosco no recebimento deste prêmio”, comemora Gressler. Segundo ele, hoje o Brasil tem um rebanho de 20 milhões de ovinos e um potencial de crescimento muito grande.

O produtor rural Fernando Rechsteiner é economista nascido no Rio de Janeiro. É presidente do Sindicato Rural de Pelotas, diretor da Federação de Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e conselheiro do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). “Muito honrado com a homenagem, a maior do agro do Rio Grande do Sul”, afirma Fernando. Ele conta que quando recebeu a notícia passou um filme pela sua cabeça da história da sua família. “Eu sou a quinta geração trabalhando na nossa propriedade e eu me lembrei do início, quando o meu tataravô charqueador começou a enxergar o declínio do charque e foi à Itália buscar alternativas. Voltou de lá com a ideia do plantio de lavouras de arroz”, rememora. Além de arroz, a propriedade de Rechsteiner também produz soja e trabalha com pecuária de corte.

A secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, é natural de Lajeado, engenheira florestal, com pós-doutorado pela Universidade do Vale do Taquari (Univates). Foi diretora-presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roesslet (Fepam), diretora da Secretaria do Meio Ambiente de Lajeado e professora. “O anúncio desta homenagem me trouxe uma surpresa e uma gratidão imensa pelo reconhecimento, porque nós temos trabalhado muito na desburocratização e na busca da efetiva conservação ambiental, além de modernizar esta pauta como um todo. Nós temos que entender que o setor agropecuário é muito importante e que o meio ambiente não está contra, nós precisamos caminhar juntos”, afirma Marjorie. Ela destaca que o recebimento desta medalha numa Expointer completamente diferente, que aliou inovação, modernidade e que trouxe as questões ambientais como pautas para o debate, como a agricultura de baixo carbono e a redução de emissões, é muito importante.

A medalha será entregue pelo governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, na sexta-feira, às 11h, na Tribuna de Honra, após a cerimônia de abertura da Expointer e do Desfile dos Campeões.

A medalha Assis Brasil foi criada por meio do decreto 22.555, de 25 de julho de 1973 (abaixo, na íntegra). O nome é uma homenagem a Joaquim Francisco de Assis Brasil, que teve destacada presença na política nacional no final do século 19, além de produtor rural com ações pioneiras, como o desenvolvimento de uma nova variedade de milho, a introdução da raça Jersey no Brasil e a criação de gado Devon puro. O lema de Assis Brasil, considerado o patrono da agricultura sul-riograndense, era “uma quadra, uma légua”.

Serviço

O que: entrega da Medalha Assis Brasil pelo governador Ranolfo Vieira Júnior

Data: sexta-feira (2/9)

Horário: 11h

Local: Tribuna de Honra, junto à Pista Central

 

DECRETO Nº 22.555, DE 25 DE JULHO DE 1973.

Institui a Medalha Assis Brasil e dá outras providências.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, no uso da atribuição que lhe confere o artigo 66, item IV, da Constituição do Estado, e

Considerando que o Estado do Rio Grande do Sul se tem distinguido na Federação, como produtor agrícola por excelência e por sua qualificada atuação no campo da pecuária,

Considerando que o homem rio-grandense empolgado pelas lidas da lavoura e da criação de rebanhos é merecedor do apoio, do estímulo e do respeito de seus coestaduanos;

Considerando, enfim, que a memória de Assis Brasil, insigne mestre do ruralismo brasileiro, deve ser enaltecida como paradigma do amor à terra e do cultivo racional de suas riquezas vegetais e animais,

DECRETA:
Art. 1º - É criada a Medalha Assis Brasil, destinada a pessoas que se tenham distinguido por serviços de excepcional mérito no setor da agricultura e da pecuária.
Art. 2º - Aplica-se à honraria criada pelo presente Decreto o disposto nos artigos 6º a 10 e 12 a 15 do <link,dec21669>Decreto nº 21.669, de 25 de março de 1972.
Art. 3º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

PALÁCIO PIRATINI, em Porto Alegre, 25 de julho de 1973.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNET
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AABB
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERAS
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉTBK INTERNETFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAABB
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL BLOG DO JUARESCÂMERASFUNERÁRIA CAMAQUENSE