Rural

Cães de pastoreio mostram seu valor na Expointer

Border collie e Ovellheiro gaúcho são as raças de pastoreio que estarão presentes na Expointer este fim de semana

Compartilhe:
02/09/2022 - 13h55min Secom Corrigir

O melhor amigo do homem pode ser também seu melhor companheiro de trabalho. Na Expointer, associações de raças de cães mostram os potenciais destes animais para a lide no campo, auxiliando no pastoreio de rebanhos ovinos e até bovinos. Neste sábado (3) e domingo (4), último fim de semana da Expointer, o público vai poder acompanhar julgamentos morfológicos do ovelheiro gaúcho e demonstrações de pastoreio com cães da raça border collie.

“Nos últimos anos, devido à falta de mão de obra no campo, o border collie está sendo muito procurado. Diariamente recebemos pedidos de informações sobre cursos de adestramento, características da raça e sobre o financiamento do Banrisul para a aquisição destes cães”, conta a secretária da Associação Border Collie Mercosul (ABCM), Carla Muller Krebs.

O criador Ronildo Santos e o border collie Chip, campeão da Expointer de 2021 e atual vice-campeão gaúcho de pastoreio

Já internacionalmente conhecida por sua inteligência, a raça border collie foi selecionada especificamente para o trabalho de pastoreio. Quem deseja adquirir um animal para o trabalho precisa procurar criadores respeitados. “O cão de trabalho valorizou muito, um cão treinado está entre R$ 8 mil a R$ 15 mil, sendo que cães diferenciados atingem valores bem maiores”, relata Carla. 

O Senar/RS conta com um curso de adestramento voltado especificamente para cães de pastoreio. “São poucos comandos que o cachorro precisa aprender para te ajudar muito”, finaliza Carla.

Nesta edição da Expointer, a ABCM promove uma demonstração de cães de pastoreio, a partir de exercícios executados em campeonatos da raça. As apresentações ocorrem no sábado (3), a partir das 8h, nas Pistas 6 e 7. No domingo (4), é a vez da Associação Gaúcha de Criadores de Border Collie (AGBC) realizar demonstrações na Pista 1, às 13h.

A resistência do ovelheiro gaúcho

Um representante fiel da resiliência do povo gaúcho: tradicional, rústico, fiel e apto ao trabalho no campo. O ovelheiro gaúcho é uma raça de cães de pastoreio criada no Rio Grande do Sul, com a introdução dos primeiros rebanhos de ovinos no século XVIII. A raça se originou a partir do cruzamento de cães de pastoreio, como cães da serra da estrela e scoth collie. Com a seleção dos proprietários, trabalhadores rurais, se distribuiu pelo Sul do Brasil e Uruguai.

“Sempre criei ovelheiro gaúcho e é uma raça extremamente inteligente, consegue ser treinado facilmente. Ele carrega a genética do trabalho”, destaca o presidente da Associação de Criadores de Ovelheiro Gaúcho (ACOG), Vagner Grandini.

No sábado (3), às 8h, na Pista 4, a Associação promoverá um encontro de criadores e proprietários de ovelheiro gaúcho. Haverá palestra sobre o histórico da raça e distribuição de material informativo, para sua divulgação. Na sequência, a partir das 10h, haverá o julgamento morfológico e a premiação dos ovelheiros gaúchos. 

“No julgamento é avaliado o temperamento do animal, a formatação de cabeça, membros e tronco, a disposição. É uma forma de incentivar o criador a melhorar a genética do animal”, explica Vagner. 

Às 11h, a associação fará avaliações para registro base de ovelheiro gaúcho, com critérios semelhantes aos utilizados no julgamento morfológico. "As pessoas vão trazer seus cães e o grupo técnico vai analisar se são ovelheiros gaúchos, ou qual o grau de cruzamento com ovelheiro gaúcho existe no animal", conclui Grandini.

Campeão jovem macho do ovelheiro gaúcho da 42ª Expointer. Cambicho do Recanto Costeiro, de propriedade e criação de Lisiane Guizoni, Gravataí, RS

Programação

Dia 03 de setembro - Sábado

8h - Demonstração de Cães de Pastoreio - ABCM - Pistas 6 e 7

8h - Encontro de criadores e proprietários de Ovelheiro Gaúcho - Pista 4

10h - Julgamento e premiação da raça Ovelheiro Gaúcho - Pista 4

11h - Avaliações para registro base da raça Ovelheiro Gaúcho - Pista 4

Dia 04 de setembro - Domingo

13h - Demonstração de Cães de Pastoreio - AGBC - Pista 1

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL BLOG DO JUARES
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTORAABBFUNERÁRIA CAMAQUENSETBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL BLOG DO JUARESCÂMERAS