Cultura

“Camaquã Retratos do Passado” é lançado em evento na Secretaria da Educação

Lançamento do livro aconteceu na noite de 16 de setembro no auditório da Secretaria Municipal da Educação e Desporto

Compartilhe:
29/09/2022 - 15h56min Catullo Fernandes Corrigir

Na noite de 16 de setembro, o auditório da Secretaria Municipal da Educação e Desporto foi palco do lançamento do livro álbum “Camaquã Retratos do Passado”. A obra, organizada pelo poeta e pesquisador Catullo Fernandes, diretor da Criarte Marketing & Eventos, teve seus direitos autorais cedidos à Casa do Poeta Camaquense pelo fato da impressão do trabalho ter sido contemplada por emenda impositiva do vereador João Pedro Grill. Neste sentido o livro está sendo entregue sem nenhum custo às bibliotecas de todas as escolas camaquenses e entidades sociais.

Durante o coquetel de lançamento, que contou com apresentação da presidente do Conselho de Políticas Culturais de Camaquã, Solange de Souza, ocorreu uma mostra de fotografias antigas e uma apresentação da cantora Luana Fernandes, além da entrega do livro álbum a diversas entidades e todas as escolas da rede municipal de ensino.

Na oportunidade se pronunciaram o autor Catullo Fernandes, a presidente da CAPOCAM, Inez Ramos Crespo; o vereador João Pedro Grill; e a secretária Adjunta de Educação, Jaqueline Santos. Todos sendo unânimes em ressaltar a importância de levar o conhecimento da história local para dentro das escolas e para o público em geral. O secretário de Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo, Clayton Dworzecki Soares, ora no cargo de vereador, e a presidente da Acic, Paola Longaray Fonseca também integraram a mesa principal.

O trabalho de pesquisa e o planejamento gráfico da obra contou com financiamento da iniciativa privada através de entidades e empresas:  Associação Comercial e Industrial de Camaquã, Servi Projetos e Cursos, Hospital Nossa Senhora Aparecida - Funbeca Camaquã, Laboratório Dr. Thofehrn, Afubra Camaquã, Fortral Ltda, Clínica Dr. Horta Barbosa, AUD Camaquã, Minuano Materiais de Construção, Clube Camaquense, e Farmácia Portão - Redes Associadas.

A obra histórica “Camaquã Retratos do Passado” é fruto de quase dez anos de trabalho, com restauração de fotos antigas pela publicitária Luana Fernandes, e planejamento gráfico de Júlio César Rodrigues dos Santos. Nesta minuciosa pesquisa foram garimpados documentos oficiais e fotografias antigas nos arquivos da Criarte e do Núcleo de Pesquisas Históricas de Camaquã, além de acervos particulares de famílias camaquenses, e ainda livros, revistas e recortes de jornais. Da mesma forma foram ouvidas diversas pessoas, que testemunharam acontecimentos de diferentes épocas da vida cotidiana em Camaquã, confrontando-se dados históricos com a tradição oral.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL BLOG DO JUARES
Mais Lidas
CÂMERASFUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉAABBFUNERÁRIA CAMAQUENSEBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES