Rural

Cristal decreta situação de emergência em razão da estiagem

Deficiência hídrica no município atinge também a área urbana. Segundo levantamento, rio Camaquã está com ponto de medida em 9 cm

Compartilhe:
21/02/2023 - 17h49min Corrigir

Cristal é mais um município da região de Camaquã a decretar situação de emergência devido aos impactos da estiagem na agricultura e pecuária. O documento foi assinado pelo prefeito Marcelo Krolow (PSDB) na última quinta-feira (16), após parecer da Coordenadoria Municipal da Proteção e Defesa Civil.

Representantes do município haviam se reunido no dia 14 de fevereiro para debater a possibilidade da criação do decreto, tendo em vista a falta de chuvas significativas na região nas últimas semanas. O encontro contou com a presença do vice-prefeito Nei Kruger (PDT), do secretário de Planejamento Gilnei Dutra, do secretário de Assistência Social Matheus Caldasso, do secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente Adilson Voigt e de representantes da Emater. 

A equipe decidiu durante a reunião que novos relatórios seriam realizados com base em dados de visitas regionalizadas. Depois disso, um outro encontro para debater a hipótese da criação do decreto deveria acontecer entre lideranças da comunidade e entidades ligadas à agricultura para a mobilização e orientação dos agricultores. 

Para declarar situação de emergência, Krolow considerou a deficiência hídrica de toda a área do município, com pontos em que há falta de água para consumo humano, e também os córregos e sangas que estão em níveis baixíssimos - incluindo o rio Camaquã, que está com ponto de medida em 9 cm. No interior do município, os campos estão secos e os animais já perdendo peso. Os dados constam no Formulário de Informações do Desastre (Fide) e demais documentos anexados ao decreto

O governo municipal ainda não divulgou o balanço das perdas financeiras dos agricultores com a seca. O município também está em situação de calamidade pública no âmbito do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Simpdec). Confira o decreto completo AQUI!

Estiagem no RS

A última atualização feita pela Defesa Civil Estadual nesta terça-feira (21) registra 315 municípios em situação de emergência por causa da seca no Rio Grande do Sul. Chuvisca, Dom Feliciano, Encruzilhada do Sul, São Jerônimo, Pelotas, Santana da Boa Vista, Turuçu e Rio Grande são alguns dos municípios que já alertaram a Defesa Civil sobre os impactos da seca que atinge o Estado.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AABB
Mais Lidas
TBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORAABBCÂMERAS