Rural

Estiagem no RS: mais sete municípios têm situação de emergência reconhecida pela União

Nesta quinta-feira (23), uma comitiva composta por seis ministros vai estar em Hulha Negra, na Região Sul, para anunciar medidas do governo federal para enfrentamento da seca no Estado

Compartilhe:
22/02/2023 - 14h49min Corrigir

O governo federal reconheceu, nesta quarta-feira (22), a situação de emergência de mais sete municípios do Rio Grande do Sul afetados pela estiagem. Derrubadas, Eugênio de Castro, Garruchos, Gramado Xavier, Rio Grande, Santo Ângelo e Tunas já estão com o decreto homologado pela União e estão aptos a receber recursos. O RS enfrenta a terceira safra consecutiva sem chuvas significativas. 

A atualização mais recente da Defesa Civil Estadual aponta que 318 municípios decretaram emergência devido à seca. Destes, 191 já tiveram a situação homologada pela União. Chuvisca, Dom Feliciano, Santana da Boa Vista, Pelotas, São Lourenço do Sul e Turuçu fazem parte da lista de cidades que estão com o decreto reconhecido pelo governo federal. Eldorado do Sul ainda aguarda o manifesto da União. 

O sul do Estado é uma das regiões mais atingidas pela seca. Nesta quinta-feira (23), uma comitiva composta por seis ministros vai estar em Hulha Negra para anunciar medidas do governo federal para enfrentamento da estiagem no RS.

De acordo com a assessoria de comunicação do governo, a comitiva é formada por: Paulo Teixeira - Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; Carlos Fávar - Agricultura e Pecuária; Wellington Dias - Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; Waldez Góes - Integração e do Desenvolvimento Regional; Paulo Pimenta - Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República; e Edegar Pretto - futuro presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Na última sexta-feira (17), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) autorizou o repasse de mais de R$ 3,8 milhões a 15 municípios do RS atingidos pela estiagem. O dinheiro deve ser usado para a compra de cestas básicas, combustível para caminhões-pipa e reservatórios de água.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
Mais Lidas
AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSECÂMERASSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESTBK INTERNETBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)