Rural

Defesa Civil já abasteceu cerca de 60 famílias afetadas pela seca no interior de São Lourenço do Sul

Município decretou situação de emergência por conta da estiagem em janeiro

Compartilhe:
23/02/2023 - 18h47min Corrigir

A Defesa Civil de São Lourenço do Sul já auxiliou cerca de 61 famílias de agricultores afetadas pela estiagem. Caminhões-pipa levaram água para propriedades rurais de diversas localidades do município.

Segundo o último levantamento, o órgão já percorreu durante as últimas semanas pontos em Canta Galo, Faxinal, Pinheirinhos, Picada Formosa, Boa Vista, Gusmão, Picada Sabão, Pinheiros, Coxinha Negra, Santa Teresa, Fazenda das Tunas, Costa do Arroio Grande, Pedrinhas e Quevedos.

O município decretou situação de emergência em razão da seca no dia 12 de janeiro. O decreto foi homologado pela União em 31 de janeiro. Com isso, a Prefeitura começa a receber recursos para serem aplicados no amparo às famílias atingidas pela falta de chuvas. Os pedidos de abastecimento podem ser realizados para a Defesa Civil pelo telefone (53) 99100-0645, do coordenador Vandino Kuhn Júnior.

A última atualização da Defesa Civil Estadual aponta que 332 municípios gaúchos decretaram situação de emergência por causa da estiagem. Desses, 191 tiveram reconhecimento do decreto pelo governo federal. Na noite dessa quarta-feira (22), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) autorizou um repasse de R$ 430 milhões para ações de mitigação dos efeitos da estiagem no Estado.

Os recursos serão destinados para agricultura, desenvolvimento social e defesa civil utilizarem na compra de caminhões-pipas para a distribuição de águas, também na aquisição e doação de cestas básicas, combustível, fornecimento de crédito para pequenos agricultores em duas linhas de financiamento e para famílias de pequenos agricultores cadastradas no programa Fomento Rural.

Já nesta quinta-feira (23), uma comitiva composta por seis ministros esteve em Hulha Negra, no sul do RS, para anunciar medidas do governo federal para enfrentamento da estiagem no RS. A região é a mais afetada pela seca da safra atual. 

Estiveram presentes o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar Paulo Teixeira; Carlos Fávar, da Agricultura e Pecuária; Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; e Edegar Pretto - futuro presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
TBK INTERNET
COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Mais Lidas
CÂMERASTBK INTERNETCOMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) AABBFUNERÁRIA CAMAQUENSESUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES