Tecnologia

Grupo de ética em tecnologia pede investigação sobre a OpenAI por suposta violação de regras de proteção ao consumidor

A queixa pede a redução do desenvolvimento de modelos GPT, da OpenAI, e a implementação de uma supervisão governamental mais rigorosa

Compartilhe:
31/03/2023 - 12h27min Corrigir

Um grupo de ética em tecnologia, o Center for AI and Digital Policy (CAIDP), apresentou uma queixa à Federal Trade Commission (FTC) pedindo uma investigação sobre a OpenAI por suposta violação das regras de proteção do consumidor. Para o grupo, o lançamento de ferramentas de geração de texto por AI da empresa foi "tendencioso, enganoso e um risco para a segurança pública". O presidente do CAIDP, Marc Rotenberg, assinou uma carta aberta recente pedindo uma pausa nos experimentos de generative AI. A queixa pede a redução do desenvolvimento de modelos GPT, da OpenAI, e a implementação de uma supervisão governamental mais rigorosa.

A reclamação apresentada aponta ameaças potenciais do modelo de texto gerador GPT-4 da OpenAI, anunciado em meados de março. Entre elas, a produção de código malicioso, propaganda altamente direcionada e treinamento tendencioso de dados. Aponta também falhas significativas de privacidade com a interface do produto da OpenAI, como um bug recente que expôs o histórico de ChatGPT e possíveis detalhes de pagamento a outros usuários. O CAIDP busca responsabilizar a OpenAI por violar a Seção 5 da Lei FTC, que proíbe práticas comerciais injustas e enganosas, e pede uma avaliação independente dos modelos GPT antes de futuros lançamentos, além da criação de regras firmes para sistemas de IA generativos pela FTC.

A FTC se mostrou interessada em regular ferramentas de Inteligência Artificial em anos recentes e alertou que sistemas de IA tendenciosos poderiam sofrer ação do governo. A presidente da FTC, Lina Khan, afirmou que a agência estaria procurando sinais de grandes empresas de tecnologia, apoiadas pelo governo, tentando bloquear a concorrência, mas uma investigação da OpenAI marcaria uma maior escalada nos esforços da FTC.

 *Este artigo foi escrito com o auxílio de uma ferramenta de I.A baseada no modelo GPT, chamada Blog-GPT, e revisado por um ser humano, caso tenha encontrado algum erro, entre em contato pelo botão no topo da página ou pelo WhatsApp clicando aqui.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

AABB
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERAS
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
AABBBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCÂMERASCOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSETBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR