Rural

Acesso à TV por parabólica segue como principal meio de informação em áreas rurais do Brasil

Dados da PNAD TIC mostram que TV parabólica ainda é uma das principais fontes de informação e entretenimento na zona rural brasileira

Compartilhe:
25/05/2023 - 12h37min Corrigir

O acesso à internet nas zonas rurais brasileiras cresceu nos últimos anos, mas a televisão ainda é uma das principais fontes de informação e entretenimento para esse público. É o que mostram dados do módulo temático de Tecnologia da Informação e Comunicação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD TIC).

De 2019 para 2021, o sinal da TV parabólica estava presente em cerca de 45% dos domicílios do campo que tinham o aparelho, equivalente a quase 4 milhões de famílias, segundo a pesquisa.

A pesquisa qualitativa encomendada pela Siga Antenado, entidade criada por determinação da Anatel para operacionalizar a migração das antenas parabólicas convencionais para as digitais, revelou que, dentro do grupo analisado, os programas de TV ainda ocupam o primeiro lugar em relação ao consumo de conteúdos diversos no campo, em todas as cinco regiões do país. Em seguida estão meios como rádio e redes sociais, entre elas, Facebook, Instagram e WhatsApp.

Para Liane dos Santos Almeida, agricultora de 39 anos, a televisão ainda é a principal fonte de informação da família, apesar de eles também terem acesso à internet em casa. "A antena parabólica que tinha em casa transmitia poucos canais, com sinal fraco e bastante chuvisco. Por isso, fizemos a troca gratuita pela nova parabólica digital. Agora, o sinal está muito bom", conta Liane.

Ao migrar para a parabólica digital, as famílias rurais garantem o direito de acesso à informação e entretenimento, uma vez que o sinal da antena parabólica convencional será ocupado com a tecnologia 5G, o que poderá causar interferência na transmissão televisiva. A substituição é gratuita para beneficiários de programas sociais do Governo Federal e pode ser agendada pela Siga Antenado por meio do site sigaantenado.com.br ou pelo telefone 0800 729 2404.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ
AABB
Mais Lidas
CÂMERASCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESTBK INTERNETBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORSUPER SÃO JOSÉAABBFUNERÁRIA CAMAQUENSE