Rural

Pescadoras de Tapes fazem sucesso transformando restos de redes em arte

Os produtos são comercializados em feiras de artesanato, no Mercado Público Municipal e no comércio local, através de parcerias com os empresários da cidade

Compartilhe:
16/06/2023 - 15h41min Ascom Emater/Ascar-RS / Edição: Redação BJ News Corrigir

Um grupo de pescadoras de Tapes está transformando restos de redes de pesca em arte. Por meio do Projeto Mãos à Obra, essas mulheres utilizam as redes para fazer esponjas, almofadas, travesseiros, guirlandas e chaveiros, criando peças lindas e utilitárias.

O projeto foi proposto pela Emater/RS-Ascar de Tapes em agosto de 2022, em parceria com a Colônia de Pescadores Z-43 e as pescadoras e pescadores do município. Segundo Wagner Fernandes Rolim, presidente da Colônia, a iniciativa é importante por valorizar a participação das mulheres em todas as fases do processo de pesca e também na produção de artesanato.

O objetivo do Projeto Mãos à Obra é reciclar as velhas redes de pesca que eram descartadas irregularmente, criando assim um produto com sustentabilidade que gera renda para as pescadoras e preserva o meio ambiente. Francilene Vieira de Ávila, extensionista da Emater/RS-Ascar de Tapes, destaca que o projeto tem feito sucesso e atraiu atenção da comunidade local.

As peças são comercializadas em feiras de artesanato na região, no Mercado Público Municipal e no comércio local, além de estarem disponíveis na sede da Colônia Z-43. A iniciativa busca promover o empoderamento feminino, a preservação ambiental e a geração de renda para a comunidade.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL BLOG DO JUARES
AABB
CÂMERAS
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSETBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL BLOG DO JUARESAABBCÂMERAS
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA BOM PASTOR