Cultura

Curta-metragem gravado em Arambaré será exibido neste sábado no 51º Festival de Cinema de Gramado

A obra narra a história da professora aposentada e artesã Rosane Blaskowski Tavares, que realiza trabalho artesanal com lã de ovelha na beira da Lagoa dos Patos - mantendo um ritual de seus ancestrais

Compartilhe:
11/08/2023 - 10h36min Corrigir

O curta-metragem “Fiar o Vento”, da cineasta Mari Moraga, que foi gravado em Santa Rita do Sul, em Arambaré, será exibido neste sábado (12), a partir das 13 horas, no 51º Festival de Cinema de Gramado. A obra narra a história de Rosane Blaskowski Tavares, que realiza trabalho artesanal com lã de ovelha na beira da Lagoa dos Patos -  mantendo um ritual de seus ancestrais. O curta tem seis minutos de duração e foi filmado em dezembro de 2021.

Rosane é professora aposentada e artesã. Ela faz parte da sétima geração da família de Joaquim Gonçalves da Silva, militar brasileiro que serviu na Guerra dos Farrapos, chegando ao posto de capitão.  

"Meu avô Dirceu era filho de Toquinho, que era filho de Domasia, filha de José, irmão de Bento Gonçalves da Silva'', disse Rosane ao Blog do Juares (BJ News).

Já Mari é nascida em Pelotas, mas criada em Camaquã. Tem 35 anos e é formada em audiovisual pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Atualmente, está fazendo mestrado na Europa pelo DocNomads, que, inclusive, concorreu à vaga com o curta-metragem.

A divulgação da lista de filmes que fariam parte das mostras competitivas do evento ocorreu no dia 4 de julho. Ao todo, foram mais de mil títulos inscritos nesta edição do festival para que as curadorias e comissões de seleção pudessem escolher seis longas-metragens brasileiros, cinco longas-metragens documentais, cinco longas-metragens gaúchos e 23 curtas-metragens gaúchos. Segundo a organização do festival, foram mais de 300 inscritos nessa categoria em 2023. Rosane irá representar Mari na exibição do curta, já que a cineasta não conseguirá vir da Europa para o evento.

A 51ª edição do festival inicia nesta sexta-feira (11) com a exibição das Mostras Infantis no tradicional Palácio dos Festivais, em Gramado. Os filmes serão exibidos até o dia 18. Os vencedores dos Kikitos serão anunciados na noite do dia 19. Serão entregues 38 estatuetas, além das tradicionais homenagens com os Troféus Eduardo Abelin para Lucy Barreto, Kikito de Cristal para a atriz Alice Braga, Cidade de Gramado para Ingrid Guimarães e o Oscarito, que será entregue às atrizes Laura Cardoso e Léa Garcia.

Em parceria com a Secretaria Estadual da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), o Festival de Gramado entregará, ainda, três Prêmios Novas Façanhas e o Troféu Leonardo Machado. Outra novidade é o Troféu Sirmar Antunes, em parceria com a Assembleia Legislativa.

Confira a programação completa do 51º Festival de Cinema de Gramado clicando AQUI!

Foto: Cineasta Mari Moraga / Reprodução / Academia Nacional de Cinema / Blog do Juares.

 

Foto: A professora aposentada e artesã Rosane Blaskowski Tavares, protagonista do curta / Reprodução / Instagram / Blog do Juares.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
CÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCOMERCIAL BLOG DO JUARESTBK INTERNETAABBFUNERÁRIA CAMAQUENSECÂMERASFUNERÁRIA BOM PASTORSUPER SÃO JOSÉ
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)