Cultura

Curta-metragem gravado em Arambaré conquista troféu de Melhor Fotografia no Festival de Cinema de Gramado

20º Prêmio Assembleia Legislativa - Mostra Gaúcha de Curtas foi entregue na noite desse domingo (13). Obra é da cineasta Mari Moraga, criada em Camaquã, e foi protagonizada pela artesã Rosane Blaskowski Tavares, descedente de Joaquim Gonçalves da Silva

Compartilhe:
14/08/2023 - 10h19min Corrigir

O curta-metragem “Fiar o Vento”, gravado em Santa Rita do Sul, em Arambaré, ganhou o troféu na categoria de Melhor Fotografia do 20º Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema - Mostra Gaúcha de Curtas no Festival de Cinema de Gramado. A exibição da obra ocorreu no sábado (12) e os vencedores foram conhecidos na noite desse domingo (13). 

A obra, da cineasta Mari Moraga, conta a história de Rosane Blaskowski Tavares, que realiza trabalho artesanal com lã de ovelha na beira da Lagoa dos Patos -  mantendo uma tradição de seus antepassados. O curta tem seis minutos de duração e foi filmado em dezembro de 2021.

Rosane é professora aposentada e artesã. Ela faz parte da sétima geração da família de Joaquim Gonçalves da Silva, militar brasileiro que serviu na Guerra dos Farrapos, chegando ao posto de capitão. Seu avô, Dirceu, era filho de Toquinho, que, por sua vez, era filho de Domasia, filha de José, irmão do capitão Bento Gonçalves da Silva, um dos líderes da revolução. 

Já Mari é nascida em Pelotas, mas criada em Camaquã. Tem 35 anos e é formada em audiovisual pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Atualmente, está fazendo mestrado na Europa pelo DocNomads, que, inclusive, concorreu à vaga com o curta-metragem.

A obra disputou com mais de 300 outros curtas-metragens na categoria de curtas-metragens gaúchos. Foram selecionados 23 títulos pelas curadorias e comissões de seleção do festival. A divulgação da lista de filmes que fariam parte das mostras competitivas ocorreu no dia 4 de julho. Ao todo, foram mais de mil títulos inscritos nesta edição do evento. 

Rosane, a filha Érica e o pai de Mari, Luis Gustavo, foram até Gramado acompanhar a exibição dos curtas nesse fim de semana. Mari, por estar na Europa, não pode prestigiar o evento. A cerimônia realizada no Palácio dos Festivais reconheceu “Concha de Água Doce”, de Lau Azevedo e João Pires, como o melhor filme de curta-metragem gaúcho. (Veja a lista completa de vencedores logo abaixo)

Os jurados concederam Menção Honrosa ao filme “Rasgão”, de Victor Di Marco e Márcio Picoli, por aliar a narrativa cinematográfica aos recursos de acessibilidade de uma forma inventiva, inovadora e criativa, contribuindo para a expansão da linguagem cinematográfica e apontando novos caminhos que podem ser utilizados nas mais diversas temáticas.

Conheça a lista de vencedores do 20º Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema - Mostra Gaúcha de Curtas:

Melhor Filme - “Concha de Água Doce”, de Lau Azevedo e João Pires

Melhor Ator -  Aren Gallo em “Concha de Água Doce”

Melhor Atriz - Denizeli Cardoso e Gabriela Greco  em “Colapso”

Melhor Direção - Fernanda Reis e Gabriel Faccini, por “Sabão Líquido” 

Melhor Roteiro - Ellen Correa, por “O Tempo” 

Melhor Fotografia - Mari Moraga, por “Fiar o Vento”

Melhor Montagem - André Berzagui, por “Messi” 

Melhor Direção de Arte - Vanessa Rodrigues e Richard Tavares , por “Colapso” 

Melhor Trilha Sonora - Gabriel Araújo, Nina Fola e Malyck Badu, por “O Tempo” 

Melhor Desenho de Som - Ana Ambrosano e Mari do Prado, por “Carcinização”

Melhor Produção Executiva - Pam Hauber e Edu Rabin, por “Nau” 

Melhor Filme pelo Júri da Crítica - "Centenário da Minha Bisa", de Cristyelen Ambrozio.

51º Festival de Cinema de Gramado

A 51ª edição do festival iniciou na última sexta-feira (11) com a exibição das Mostras Infantis no tradicional Palácio dos Festivais, em Gramado. Os filmes serão exibidos até o dia 18. Os vencedores dos Kikitos serão anunciados na noite do dia 19. Serão entregues 38 estatuetas, além das tradicionais homenagens com os Troféus Eduardo Abelin para Lucy Barreto, Kikito de Cristal para a atriz Alice Braga, Cidade de Gramado para Ingrid Guimarães e o Oscarito, que será entregue às atrizes Laura Cardoso e Léa Garcia.

Em parceria com a Secretaria Estadual da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), o Festival de Gramado entregará, ainda, três Prêmios Novas Façanhas e o Troféu Leonardo Machado. Outra novidade é o Troféu Sirmar Antunes, em parceria com a Assembleia Legislativa.

Confira a programação completa do 51º Festival de Cinema de Gramado clicando AQUI!

Foto: Curta-metragem "Fiar o Vento", da cineasta Mari Moraga e estrelado pela artesã Rosane Blaskowski Tavares / Santa Rita do Sul, Arambaré - 2021 / Instagram Mari Moraga / Blog do Juares.

Foto: Cineasta Mari Moraga / Reprodução / Academia Nacional de Cinema / Blog do Juares.

 

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
Mais Lidas
CÂMERASTBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTOR
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAABB