Rural

Assembleia Legislativa gaúcha finaliza série de eventos sobre tabaco

Venâncio Aires e Arroio do Tigre sediaram os últimos encontros

Compartilhe:
25/08/2023 - 12h58min MSL Andreoli Corrigir

A Subcomissão em Defesa do Setor Produtivo do Tabaco, vinculada à Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), promoveu nesta sexta-feira (25), os dois últimos encontros realizados em municípios produtores de tabaco gaúchos. Venâncio Aires e Arroio do Tigre receberam o evento que foi conduzido pelo deputado Marcus Vinícius, coordenador da Subcomissão, e reuniu cerca de 150 pessoas na Câmara de Vereadores, entre representantes da cadeia produtiva, autoridades e lideranças políticas e empresariais.

A iniciativa teve como objetivo coletar informações para formular e encaminhar o posicionamento da ALRS frente às disposições da 10ª Conferência das Partes (COP 10), da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco (CQCT), que ocorrerá em novembro no Panamá. Ao todo, seis municípios sediaram os encontros: Santa Cruz do Sul, Camaquã, Venâncio Aires, Rio Pardo, Candelária e Arroio do Tigre. De acordo com o parlamentar, a partir dos eventos realizados, um relatório final apontará as dificuldades e preocupações relacionadas a possíveis sanções que possam impactar a cadeia produtiva do tabaco.

“Diferentemente de outros países desenvolvidos, como é o caso dos Estados Unidos, o Brasil se curvou ao politicamente correto ao assinar a Convenção-Quadro, o que considero ter sido um erro. De lá para cá, diversas restrições foram feitas a este setor e vamos levar esse documento aos principais representantes do governo federal que integram esse movimento, para que ninguém tenha a desculpa de se omitir na defesa desse setor, para que possamos ajudar a promover o debate mais respeitoso, mas também mais responsável em torno de toda a cadeia produtiva”, destaca o deputado Marcus Vinícius.

O presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Iro Schünke, participou da audiência realizada em Venâncio Aires. O executivo também acompanhará a leitura do relatório final na próxima terça-feira, 29 de agosto, às 16 horas, no Parque de Exposições Assis Brasil, durante a programação da 46ª Expointer. Para Schünke, o documento será uma ferramenta importante na defesa da cadeia produtiva. “A COP é a pior ditadura que existe, onde o nosso negócio é discutido e não podemos participar. O Brasil, que deveria ser o protagonista na defesa da produção e da exportação do produto, segue na direção contrária, adotando de forma mais acelerada que outros países que não são produtores e exportadores, as recomendações feitas nas Conferências das Partes”, enfatizou.

MAGNITUDE DO TABACO

O tesoureiro da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Fabricio Murini, apresentou os resultados da última safra de tabaco na Região Sul do País. A safra 2022/2023 chegou a 605.703 toneladas e a comercialização do produto rendeu quase R$ 11 bilhões aos produtores. “Os números revelam a magnitude da produção sul-brasileira de tabaco. Somente em Venâncio Aires, 3.530 produtores de tabaco faturaram R$ 328 milhões, receita que gira no município, aquecendo diversos setores da economia”, ressaltou em sua apresentação. Murini também trouxe, para efeitos de comparação o que o tabaco representa para a agricultura familiar. Segundo os dados da Afubra, o faturamento médio de um hectare de tabaco se equivale a 6,19 de soja ou a 7,55 hectares de milho.

De acordo com o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, o desenvolvimento de Venâncio Aires foi alicerçado pela cadeia produtiva do tabaco. “Mesmo investindo fortemente na diversificação rural e industrial, o tabaco segue representando mais da metade da economia do município. São vidas transformadas pelo tabaco, com renda, com saúde, educação, e estaremos em novembro defendendo avidamente esse importante setor”, disse o prefeito.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERAS
AABB
AFUBRA MAIO 2024
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARESCÂMERASAABBAFUBRA MAIO 2024COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSESUPER SÃO JOSÉTBK INTERNET