Cultura

Chama Crioula é acesa no Palácio Piratini e marca o início da Semana Farroupilha em meio a momentos difíceis para o RS

Governador Eduardo Leite (PSDB) acende a Chama Crioula que, segundo ele, deve servir de inspiração para o enfrentamento das lutas do tempo presente

Compartilhe:
14/09/2023 - 14h50min Secom Governo do RS / Edição: Redação BJ News Corrigir

A Chama Crioula, símbolo da alma gaúcha, chegou ao Palácio Piratini na manhã desta quinta-feira (14). Depois de percorrerem as 30 regiões tradicionalistas do Estado até Porto Alegre, os cavalarianos entregaram a centelha à patrona dos festejos farroupilhas, Maria Luiza Benitez, e ao governador Eduardo Leite (PSDB), que acendeu o Candeeiro Crioulo na entrada do palácio. 

A cerimônia de acendimento da chama na sede do Executivo estadual marca, tradicionalmente, o início da Semana Farroupilha. Neste ano, no entanto, a programação dos festejos foi alterada em razão das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos dias, deixando cidades devastadas e vítimas fatais. O desfile de 20 de setembro na capital foi cancelado e dará lugar a uma mobilização solidária em prol dos atingidos.

Durante a solenidade da chama, o governador destacou a união e a força do povo gaúcho representadas pela centelha crioula e agora reafirmadas diante das dificuldades. “Ao acender essa chama homenageamos nossos antepassados que lutaram por um ideal. As lutas hoje são outras, mas lembramos da força daqueles que vieram antes de nós para não nos abatermos nas dificuldades, para persistirmos e, com a imensa solidariedade do povo gaúcho, darmos as mãos e enfrentarmos os problemas”, disse.

“Neste mês de setembro, em que o clima tem se apresentado um desafio, nós nos inspiramos no passado para enfrentarmos as lutas do nosso tempo. Diante deste símbolo, reafirmo o nosso compromisso de fazermos um Estado melhor para as gerações futuras”, enfatizou. 

A chama acesa no Piratini foi gerada no dia 19 de agosto, no Parque Histórico General Bento Gonçalves, no município de Cristal. Ela foi levada para as 30 regiões tradicionalistas de todo o Estado e entregue por oito cavalarianos do Grupo Sentinelas da Chama da 1ª Região Tradicionalista. 

Na quarta-feira, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e a Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas anunciaram o cancelamento do desfile de 20 de setembro e propuseram que sejam realizadas cavalgadas solidárias descentralizadas para arrecadar materiais para atender às demandas dos municípios atingidos pelas chuvas, como itens de higiene e limpeza, roupas íntimas e roupas de cama.

A secretária da Cultura, Beatriz Araújo, disse que o acendimento da chama é sempre um momento emblemático para o Rio Grande do Sul e que, nas circunstâncias deste momento, se torna ainda mais significativo. “A chama simboliza a união dos gaúchos. Especialmente nesse momento tão difícil, em que estamos fragilizados com o que está acontecendo em termos climáticos e com muitas pessoas precisando da nossa ajuda, a chama acaba sendo um estímulo para que tenhamos sempre força para lutar por todos e trabalhar pelo nosso Estado”, pontuou. 

Também participaram da cerimônia a secretária adjunta da Cultura e presidente dos Festejos Farroupilhas de 2023, Gabriella Meindrad, a presidente do MTG, Ilva Maria Borba Goulart, e o coordenador da 1ª Região Tradicionalista, Luiz Henrique Petersen Lamaison. 

Origem 

A tradição da chama crioula teve origem em 1947, quando os tradicionalistas Paixão Cortes, Cyro Ferreira e Fernando Vieira retiraram uma centelha do fogo simbólico da pátria e acenderam o primeiro candeeiro crioulo, em Porto Alegre, representando a coragem, a união dos povos e o amor do gaúcho pela sua terra.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

TBK INTERNET
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AABB
CÂMERAS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
TBK INTERNETCOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAABBCÂMERASFUNERÁRIA CAMAQUENSESUPER SÃO JOSÉBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)