Cultura

Comédia teatral "Entrelaços" realiza apresentação gratuita no dia 2 de outubro em Camaquã

Espetáculo contemplado pelo FAC RS realiza Projeto de Circulação por seis municípios gaúchos

Compartilhe:
23/09/2023 - 12h52min Corrigir

Um espetáculo para levar a mãe, as tias, a avó e as amigas delas. Essa é a proposta da comédia teatral “Entrelaços”, do Grupo Margaridas em Cena, que retrata a divertida e emocionante vida de Ilse e Leofrida, duas mulheres na terceira idade, amigas de longa data e vizinhas de porta no Condomínio Jardim do Éden. Entremeio a rotina diária de visitas, conversas, fofocas, desentendimentos, aulas de dança, passeios, doces e chimarrão, nos mostram uma linda e inspiradora relação de amizade, cumplicidade e zelo entre si, sem nunca perderem suas individualidades, nos fazendo rir das situações mais comuns e às vezes inusitadas da vida.

A peça nasceu do desejo do grupo Margaridas em Cena, de Dois Irmãos, de falar sobre a solitude, que é o lado bom da solidão, e, sobretudo, acerca dos laços de amizade que estabelecemos ao longo da vida, trazendo esses assuntos de forma bem humorada e sensível, a ponto de exercer um poder de cura, de afeto e de amor consigo mesmo e com o próximo.

“Por meio desse espetáculo, queremos que o público se divirta, se emocione e se identifique com as personagens, pois trouxemos recortes que se entrelaçam com o que todos já vivenciamos em nossas vidas”, comenta Juliano Rangel, diretor da peça e co-autor do texto junto das atrizes Raquel e Thaís Backes, primas na vida real que se uniram, inspiradas nas histórias de suas mães e avós, para criar estas personagens. Segundo Raquel, há muito tempo havia esse desejo de trazer ao palco suas duas criações artísticas anteriores para contracenarem juntas. “Tanto a Ilse quanto a Leofrida já existiam de forma independente, mas queríamos unir esses dois mundos”, ressalta.

De acordo com Thaís, a peça possibilita um olhar moderno sobre como deve ser encarada a vida na terceira idade. “Queremos mostrar que sempre é tempo de colecionar boas memórias. Que o nosso tempo é valioso e deve ser vivido intensamente, sem medos e valorizando cada momento”, destaca.

Para falar sobre esses temas, o grupo optou por trazer aos holofotes mulheres contemporâneas, independentes, felizes e empoderadas, mostrando que a pessoa que consegue ser uma ótima companhia para si mesma é também uma excelente companhia para os demais. Além disso, ao trazer para o centro da dramaturgia duas personagens idosas, em plena atividade física e mental, que são adeptas das inovações tecnológicas e estão sempre antenadas com o desenvolvimento do mundo, possibilita-se um olhar moderno sobre como pode ser encarada a nova vida na terceira idade.

Ainda dentro do aspecto temático desta fase da vida, há uma sutil reflexão sobre a finitude, que se faz ainda mais coerente com a realidade que vivenciamos nos últimos anos. “Com a peça, queremos proporcionar ao público um momento de identificação, de diversão e de reflexão sobre tudo que está em cena”, conclui Juliano.

Ao final de cada apresentação, o público é convidado a participar de um bate-papo com o grupo sobre os temas da peça, suas inspirações criativas e a compartilharem suas próprias experiências e histórias com o elenco.

Produzida pelo grupo teatral Margaridas em Cena em parceria com o Estúdio Fülber e o Estúdio Ver, o projeto inicia sua circulação em outubro, passando por seis municípios do RS, sempre de forma gratuita e com intérprete de Libras em todos os locais.

A apresentação em Camaquã ocorre na segunda-feira (2), às 14 horas, no Teatro do Sesc Camaquã de forma gratuita, com o apoio do Sesc Camaquã e através de recursos do PRÓ-CULTURA RS FAC - Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Quem quiser entrar em contato com a equipe para reservar espaço para grupos de terceira idade ou turmas escolares pode fazer isso pelo e-mail [email protected] ou pelo Whats (51) 9 9281 5575.

APRESENTAÇÃO

Local: Teatro do Sesc Camaquã

Endereço: Rua Marcírio Dias Longarai, nº 01 - Centro - Camaquã/RS

Data: 02 de Outubro de 2023

Horário: 14h

FICHA TÉCNICA

Dramaturgia: Raquel Backes, Thaís Backes e Juliano Rangel

Direção: Juliano Rangel

Elenco: Raquel Backes e Thaís Backes

Direção de Arte: Vergílio Lopes

Trilha Musical Original: Maurício Fülber

Produção: Maurício Fülber, Juliano Rangel e Anderson Freitag

Apoio Local: Sesc Camaquã

Financiamento: PRÓ-CULTURA RS FAC - Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL BLOG DO JUARES
AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERAS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
Mais Lidas
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL BLOG DO JUARESAABBCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERASFUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉ