Cultura

Arte por todo canto chega a Pantano Grande e Encruzilhada do Sul

Projeto leva graffiti, muralismo e teatro a cidades do interior do estado com patrocínio da CMPC

Compartilhe:
13/10/2023 - 16h43min Corrigir

Compartilhar o amor e a dedicação às artes com todos, em todos os cantos onde for possível chegar: essa é a proposta do projeto “Arte por todo canto”, que chega a Pantano Grande na próxima segunda-feira, 16 de outubro, promovendo oficinas para jovens e professores durante uma semana inteira e, ainda, um espetáculo teatral para a comunidade em geral. Na semana seguinte, entre 23 e 28 de outubro, será a vez de Encruzilhada do Sul.

A primeira temporada do projeto está sendo realizada em seis cidades do estado com o patrocínio da empresa CMPC. O projeto já passou por Dom Feliciano, Barra do Ribeiro, São Gabriel e São Francisco de Assis. O projeto é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o apoio das Secretarias Municipais de Educação.

Para a CMPC, é fundamental estabelecer parcerias com comunidades locais com o intuito de desenvolver ações de impacto positivo na vida das pessoas. A empresa apoia o “Arte por todo canto” por ser uma iniciativa que, além de promover a valorização da arte, capacita educadores e artistas. Considera um projeto especial porque possibilita o acesso à cultura e contribui para a formação de uma nova geração de jovens mais dedicados, críticos e conscientes.

O “Arte por todo canto” é um projeto que tem três ações principais, realizadas durante uma semana de imersão no município que o recebe. Sempre começa em uma segunda-feira e é concluído no sábado seguinte. Nesse período, de segunda a sexta-feira, são realizadas duas oficinas – uma de Graffiti e Muralismo, para jovens, e outra sobre o Teatro como ferramenta em sala de aula, para professores, ambas com 15 horas de duração. A terceira ação é voltada para o público em geral da cidade: um espetáculo de rua, em duas sessões realizadas em dois turnos no sábado.

Confira como será cada etapa de execução do “Arte por todo canto”:

Oficina de Graffiti e Muralismo – Voltada ao público jovem, será oferecida para 15 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. As atividades, realizadas em cinco encontros de três horas de duração cada, vão abordar noções básicas sobre graffiti e muralismo, com técnicas de pintura, teoria das cores, materiais, tintas e suportes, além de referências artísticas. Ao final das atividades práticas, um lindo legado vai ficar para a cidade.

A oficina “O Teatro como ferramenta em sala de aula” tem como objetivo capacitar os educadores a utilizarem as artes cênicas como estratégia de aproximação com os alunos, iniciando-os na arte teatral.

Por meio de dinâmicas de grupo e jogos, o teatro é capaz de criar um ambiente propício para a transmissão de conhecimento, envolvendo os alunos de forma divertida e lúdica.

Ponto de culminância do projeto, o espetáculo teatral é aberto ao público em geral. “Clownstrofobia” conta a história de um palhaço que tem medo de palhaços. Serão duas apresentações em cada cidade, contemplando o público da zona rural do município e a comunidade da zona urbana, tendo sempre um artista local fazendo a abertura do espetáculo no turno da noite.

AGENDA EM PANTANO GRANDE

Oficina Graffiti e Muralismo

16 a 20 de outubro: das 13h30min às 16h30min, no Espaço Cultural, junto à Praça Érico Mário Raabe (Rua Tales Colombo – Centro)

Oficina O Teatro como ferramenta em sala de aula

16 a 20 de outubro: das 17h30min às 20h30min, na EMEF Sotero Hermínio Frantz (Rua Nossa Senhora de Fátima, 252)

Espetáculo Clownstrofobia – 21 de outubro

11h – Ginásio da EMEF Machado de Assis (RS 471 – Monte Castelo – 2º Distrito)

20h30min – Praça Érico Mário Raabe (Rua Tales Colombo - Centro)

Atração local (sessão das 20h30): Vanessa Leão

AGENDA EM ENCRUZILHADA DO SUL

Oficina Graffiti e Muralismo

23 a 27 de outubro: das 13h30min às 16h30min, na EMEF Adão Freitas Fonseca (Av. Arnildo Genz, 875 - Chale Branco - Polo Madeireiro)

Oficina O Teatro como ferramenta em sala de aula

23 a 27 de outubro: das 16h às 19h, na EEEF Barão do Quaraí (Praça Quaraí, 17 – Centro)

Espetáculo Clownstrofobia – 28 de outubro

19h – Praça Dr. Ozy Teixeira

Atração local: Diego Medeiros

Quem faz o “Arte por todo canto”

- Coordenação e Produção: Cristiane Ostermann, jornalista e produtora cultural, e Erica Buzelin, pedagoga, atriz, fundadora do grupo Real Fantasia

- Oficina de Graffiti e Muralismo: Marcus Vinicius, ator e bacharel em pintura, com trabalho voltado para o muralismo e arte urbana, integrante do grupo Real Fantasia

- Oficina Teatro como Ferramenta em Sala de Aula: Sergio Cesario, formado em Artes Cênicas e Letras, ator integrante do grupo Real Fantasia

- Espetáculo Clownstrofobia - Grupo Real Fantasia, grupo mineiro com 40 anos de trajetória, trabalha especificamente com teatro para crianças e vem se dedicando há muitos anos ao aprofundamento da pesquisa no universo da infância e todas as suas intercessões com o mundo da cultura.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
AFUBRA FEV 2024
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
MOBIJÁ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
TBK INTERNET
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES