Rural

Construção de açudes beneficia produtores em Arambaré

Segundo a Emater/RS, seis açudes foram construídos no município, nos últimos anos, pelo Programa Avançar

Compartilhe:
23/11/2023 - 10h20min Emater/RS-Ascar Corrigir

O Rio Grande do Sul historicamente passa por períodos de estiagem que afetam diretamente a produção agropecuária. Assim, na intenção de apoiar esses pequenos agricultores familiares e amenizar os efeitos desses fenômenos, foi criado o projeto Avançar, que prevê a construção de açudes, através do Programa Estadual de Apoio e Ampliação da Infraestrutura Rural – Avançar RS. O projeto é coordenado pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e executado pela Emater/RS-Ascar.

Em Arambaré, nos últimos anos, foram construídos seis açudes pelo Programa Avançar. Nelson Peres da Rocha é um dos beneficiados. Na propriedade dele, que fica no assentamento Caturritas, foi construído um açude com 800 m2, com a capacidade média de 1.200 m3 de armazenamento. “Em 2024, pretendemos criar tilápias para o consumo da família e comercialização do excedente, como alternativa de renda”, afirma o produtor.

As obras do programa foram viabilizadas com recursos da ordem de R$ 6 milhões do Fundo de Recursos Hídricos, gerenciado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), com projetos elaborados e vistoriados pela Emater/RS-Ascar, que se iniciaram no ano de 2017.

A extensionista rural da Emater/RS-Ascar de Arambaré, Neuza Dias Voss, explica que desde 2015 as chuvas, escassas, estão comprometendo a produção e a renda de vários agricultores familiares no Estado, como também os assentados da reforma agrária do município. “Fomos contemplados com a construção de seis açudes construídos no Assentamento Caturritas e isso foi de grande ajuda para os agricultores do município", explica ela.

De acordo com depoimentos dos agricultores beneficiários, a construção dos açudes foi estratégica e importante, não apenas por trazer tranquilidade em períodos de maior estiagem, mas por incentivar a diversificação da pequena propriedade, com a produção de hortaliças irrigadas, criação de peixes e, principalmente, a garantia de ter água para bebedouro dos animais domésticos.

Neuza complementa que “as políticas públicas governamentais voltadas à irrigação e reservação de água tornam-se cada vez mais necessárias para o apoio da agricultura e da pecuária familiar, por amenizar as perdas econômicas e sociais causadas pelos períodos de estiagem e para a prevenção dos desastres ambientais”.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERAS
AABB
AFUBRA MAIO 2024
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
COMERCIAL BLOG DO JUARES
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉCÂMERASAABBAFUBRA MAIO 2024FUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESTBK INTERNETCOMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE