Cultura

Forte Zeca Netto em Camaquã estará aberto para visitação aos sábados

As visitas guiadas em grupo devem ser agendadas

Compartilhe:
09/01/2024 - 16h36min Corrigir

O Forte Zeca Netto, em Camaquã, estará aberto para visitação aos sábados. Anteriormente, o local funcionava nestes dias apenas com agendamento, conforme informações do site da Prefeitura. O anúncio foi realizado pela página da Secretaria de Cultura e Turismo nessa segunda-feira (8).

As visitas guiadas em grupo devem ser agendadas pelo telefone (51) 3671-5288. O horário de funcionamento aos sábados será das 9 horas às 12 horas e das 13 horas às 16 horas. Durante a semana, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 17h30. É necessário agendar visita aos domingos e feriados. 

Além da inserção na antiga casa do general Zeca Netto, os visitantes também poderão explorar o acervo do Museu Municipal Divino Alziro Beckel. O Forte Zeca Netto está localizado na Rua General Zeca Netto, nº 20, bairro Jardim do Forte. 

História

A construção do Forte Zeca Netto iniciou em meados do ano de 1903 e concluída em 1904, dotada de todo o conforto desejado para a época quando Camaquã deveria contar com menos de 150 prédios. Era a residência e sede da Fazenda da Chácara, de propriedade de José Antônio Netto, o General Zeca Netto, líder das lutas entre maragatos e chimangos nas revoluções de 1893 e 1923.   

O espaço foi adquirido pela Prefeitura em 1991. Foi tombado como Patrimônio Público Cultural do Estado do Rio Grande do Sul em 9 de julho de 1992. Após restauração, o Forte Zeca Netto foi entregue à comunidade em 1996.

No local, funcionam a Biblioteca Pública Oswaldo Lessa da Rosa, o Memorial Zeca Netto, o Museu Divino Alziro Beckel, a Biblioteca “Rio Grande do Sul - Pedaço do Mundo”, acervo particular do escritor Barbosa Lessa e o Memorial da 16ª Região Tradicionalista.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
COMERCIAL BLOG DO JUARES
Mais Lidas
AABBFUNERÁRIA CAMAQUENSEBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) SUPER SÃO JOSÉCÂMERASFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESTBK INTERNETCOMERCIAL BLOG DO JUARES