Justiça

MP denuncia homem por estupro e morte de adolescente indígena no RS

A jovem Daiane Griá Sales, de 14 anos, foi encontrada morta no dia 4 de agosto

Compartilhe:
05/10/2021 - 17h05min Ascom Ministério Público RS / Edição: Redação Blog do Juares Corrigir

O Ministério Público do Rio Grande do Sul denunciou, na última sexta-feira (1º), o homem de 33 anos que estuprou e matou por asfixia a indígena Daiane Griá Sales, de 14 anos. O crime ocorreu em 1º de agosto, no interior do município de Redentora, no Noroeste do RS. Ele foi acusado dos crimes de estupro de vulnerável e homicídio com seis qualificadoras (meio cruel, motivo torpe, dissimulação, recurso que dificultou a defesa da vítima, para assegurar a ocultação de outro crime e feminicídio).

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

O corpo de Daiane foi encontrado por um agricultor em uma lavoura na localidade de Posse Ferraz, distante cerca de 10 km de onde ocorreu a festa, com indícios de violência sexual e a parte inferior dilacerada. Segundo o laudo de necropsia, o dilaceramento teria sido causado "provavelmente por animais e/ou aves de rapina", restando descartada ação de origem humana nesta parte.

Segundo o promotor de Justiça Miguel Germano Podanosche, o denunciado é não-indígena e foi de carro até uma localidade na zona rural de Redentora, ciente de que ali aconteceriam alguns bailes na noite do crime. Ele, então, passou a oferecer carona a jovens indígenas que se movimentavam a pé pelas imediações. “A vítima aceitou a carona e foi conduzida até o local do crime, especialmente selecionado em razão de ele o conhecer muito bem, dado que sua família havia possuído, em outros tempos, uma propriedade lindeira por ele frequentada. Lá, a ofendida, embriagada excessivamente, sem poder resistir, foi estuprada, estrangulada e morta”, explica.

A prática, conforme a denúncia, decorreu de motivo torpe, correspondente ao desprezo do denunciado para com a população originária Kaingang e seus integrantes (etnofobia), nutrido pela falsa ideia de que tal comunidade e as autoridades constituídas reagiriam com passividade ao estupro em razão de sua condição de indígena. “Convém esclarecer que o denunciado estava procurando sua vítima em eventos sabidamente frequentados por jovens indígenas, havendo, inclusive, oferecido carona a outras garotas da mesma etnia, de modo que se pode afirmar que o fato de a ofendida integrar tal etnia foi fator determinante para que ela fosse objeto preferencial da escolha do denunciado. Ainda, a infração penal foi perpetrada mediante dissimulação, dado que a vítima fora atraída para o cenário dos eventos criminosos aceitando uma proposta de carona oferecida pelo denunciado, sem sequer imaginar o que lhe poderia acontecer em seguida”, relata o promotor.

As investigações ficaram a cargo da 22ª Delegacia de Polícia Regional de Três Passos. Um coletiva de imprensa foi realizada no dia 15 de setembro para detalhar o desfecho do inquérito policial. Ao longo dos trabalhos de apuração, dois suspeitos foram presos temporatiamente, mas a polícia concluiu que apenas um deles tinha envolvimento com o crime. De acordo com as autoridades, o acusado morava perto de onde tudo aconteceu. Durante depoimento, o homem apresentou contradições sobre o que teria acontecido na noite em qiue Daiane desapareceu. 

A investigação concluiu que o sujeito agiu sozinho e teria utilizado o veículo para abandonar o corpo da jovem no local onde ele foi encontrado. Exames realizados pelo Instituto Geral de Perícias (IGP) detectaram vestígios genéticos dele junto ao cadáver da vítima. O acusado está preso preventivamente. 

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, acessando aqui! Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
CÂMERAS
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
AABB
AFUBRA MAIO 2024
Mais Lidas
COMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CAMAQUENSECÂMERASCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉAABBAFUBRA MAIO 2024TBK INTERNET