Justiça

STF suspende habeas corpus e manda prender condenados da boate Kiss

Ministério Público do RS havia entrado com recurso para que os réus cumprissem imediatamente as penas estipuladas pela Justiça

Compartilhe:
14/12/2021 - 18h28min Corrigir

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu, na tarde desta terça-feira (14), o habeas corpus preventivo dos quatro réus condenados pelo incêndio da boate Kiss. O recurso foi solicitado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS). Com a decisão, as penas terão que ser cumpridas imediatamente.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

O despacho foi assinado pelo presidente do STF, ministro Luiz Fux. De acordo com ele, "a decisão impugnada do Tribunal de Justiça do Rio Grande Sul causa grave lesão à ordem pública ao desconsiderar, sem qualquer justificativa idônea, os precedentes do Supremo Tribunal Federal e a dicção legal". A conduta reprovável dos réus, além da dimensão dos fatos e o impacto social em nível mundial que eles provocaram foram apontados por Fux como pontos cruciais para a decisão. 

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

O julgamento do caso começou no dia 1º deste mês, no Foro Central de Porto Alegre, e durou dez dias, sendo o mais longo da história do RS, marcado por momentos de emoção e algumas polêmicas. Os réus Elissandro Callegaro Spohr, Mauro Londero Hoffmann, Marcelo de Jesus dos Santos e Luciano Augusto Bonilha Leão foram declarados culpados pelo Tribunal do Júri na última sexta-feira (10). Confira as penas de cada um:

  • Elissandro Spohr: 22 anos e seis meses de prisão;
  • Mauro Hoffmann: 19 anos e seis meses de prisão;
  • Marcelo de Jesus: 18 anos de prisão;
  • Luciano Bonilha: 18 anos de prisão.

Todos foram acusados de homicídio simples com dolo eventual. A pena seria cumprida em regime fechado provisório por ser superior a 15 anos. Porém, Spohr teve habeas corpus preventivo aceito pelo Tribunal de Justiça e o desembargador Manuel José Martinez Lucas entendeu que a decisão cabia aos demais réus, permitindo que todos recorressem em liberdade.

A tragédia ocorreu na madrugada de 27 de janeiro de 2013, em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul. Morreram 242 pessoas e outras 636 ficaram feridas, a maioria jovens estudantes entre 17 e 30 anos. É a maior ocorrência de incêndio em número de vítimas na história do Estado e a segunda do Brasil. A primeira foi a do Gran Circo Norte Americano, em Niterói, no Rio de Janeiro, em 1961. Na ocasião, 503 pessoas morreram.

As defesas dos réus devem se manifestar sobre a decisão do STF e buscar alternativas legais para revertê-la. 

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AABB
COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA CAMAQUENSETBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORAABBCOMERCIAL BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) CÂMERAS