Justiça

MPRS investiga CEEE Equatorial por suposta falha no fornecimento de energia após ciclone na Região Sul

Inquéritos civis foram instaurados pelas Promotorias de Justiça de Pelotas, Rio Grande e São Lourenço do Sul

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20/07/2023 - 14h38min Corrigir

O Ministério do Rio Grande do Sul (MPRS) instaurou inquéritos civis para investigar a CEEE Grupo Equatorial por conta dos inúmeros clientes que ficaram sem fornecimento de energia elétrica em decorrência do ciclone extratropical que atingiu a Região Sul entre quarta (12) e quinta-feira (13) da semana passada. A investigação foi solicitada pelas Promotorias de Justiça de Pelotas, Rio Grande e São Lourenço do Sul. 

Na Promotoria de Justiça de Pelotas, o inquérito tem como objetivo apurar se a concessionária atuou no sentido de prevenir as falhas no fornecimento, tendo em vista que não foi o primeiro evento climático severo ocorrido neste ano. O município chegou a registrar 118 mil consumidores sem energia elétrica na quinta-feira (13).

O expediente instaurado pela Promotoria do Rio Grande busca investigar a conduta da CEEE Equatorial em virtude do número de consumidores que ainda estão sem luz no município, depois de uma semana do episódio climático. Ao total, foram 68 mil clientes riograndinos sem o fornecimento de luz no dia do fenômeno meteorológico. 

Já na Promotoria de São Lourenço do Sul, o inquérito vai acompanhar a regularização do fornecimento do serviço e verificar se houve falha na prestação de serviço. No município, o número de consumidores sem luz após a passagem do ciclone chegou a 21 mil. 

Também foram registradas denúncias de consumidores sem energia elétrica em São José do Norte, no Litoral Sul. A situação foi averiguada pela Promotoria de Justiça local e uma notícia de fato foi instaurada para que a concessionária regularize os problemas apontados. O município totalizou 15 mil clientes sem energia elétrica na manhã do dia 13. 

O último balanço da CEEE Equatorial sobre os pontos ainda sem luz no Rio Grande do Sul após o ciclone extratropical, divulgado na manhã dessa quarta-feira (19), contabilizava 1,5 mil consumidores prejudicados em Pelotas, 900 em Rio Grande e 600 em São Lourenço do Sul. 

Em nota emitida à imprensa nesta quinta-feira (20), a concessionária afirma que continua informando o MPRS sobre os serviços prestados, "incluindo os impactos decorrentes dos últimos ciclones extratropicais" e que "segue à disposição para atender todas as demandas requeridas relacionadas ao assunto".

Leia a nota na íntegra:

"A CEEE Grupo Equatorial Energia mantém permanente diálogo com o Ministério Público, esclarecendo as informações necessárias relativas à prestação de serviços de distribuição de energia elétrica, incluindo os impactos decorrentes dos últimos ciclones extratropicais. E segue à disposição para atender todas as demandas requeridas relacionadas ao assunto."

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