Justiça

Acusado é condenado por assassinato ocorrido há mais de nove anos no interior de Camaquã

Outro réu foi absolvido do crime de homicídio duplamente qualificado

Compartilhe:
10/08/2023 - 14h37min Atualizada em 10/08/2023 - 18h08min Corrigir

Um homem de 34 anos foi condenado pelo assassinato de Hélio Luís Medeiros de Oliveira, ocorrido há pouco mais de nove anos na zona rural de Camaquã. A sessão do Tribunal do Júri iniciou nessa quarta-feira (9), no Foro do município. 

Dois réus respondiam por homicídio duplamente qualificado (motivo torpe e recurso que impossibilitou a defesa da vítima). O crime foi registrado por volta das 22 horas do dia 1º de junho de 2014, na localidade de Esquina do Facão, 4° Distrito de Camaquã. Hélio Luís, de 40 anos, foi alvejado com cinco tiros. A vítima chegou a ser socorrida com vida ao Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA), passou por procedimento cirúrgico, mas morreu 10 dias depois, em Porto Alegre. 

O julgamento teve início às 9 horas de ontem e se estendeu por mais de 15 horas. A sentença foi proferida pelo juiz de Direito Raphael Miller de Figueiredo já na madrugada desta quinta (10). O acusado de efetuar os disparos contra Hélio teve a pena fixada em 21 anos de reclusão. O outro réu, de 64 anos, que era apontado como o causador da briga que levou ao homicídio, foi absolvido pelo Conselho de Sentença. 

O promotor de Justiça Fernando César Sgarbossa representou o Ministério Público (MP) e o advogado criminalista Luciano Miranda de Freitas defendeu a família da vítima. Já os advogados Gelson Lucas Pacheco Fassina da Silva, Ananias Marques Rodrigues, Douglas Jardim Fernandes, Ariel Garcia Leite, Mikaela Tavares Schuch e Igor Roberto Freitas Garcia atuaram na defesa dos réus.

De acordo com a denúncia do MP, Hélio estava dormindo em sua residência, com seus familiares, ocasião em que chegaram os acusados, que são sogro e genro, e outras pessoas. De forma agressiva, o grupo bateu na porta, quebrou vidros e chamou a vítima para a rua.

Hélio e o réu absolvido discutiram até que ambos entraram em luta corporal e, logo em seguida, o acusado disparou contra a vítima com um revólver calibre .38. Os tiros atingiram Hélio na região do tórax e abdome. Os agressores fugiram do local na sequência. A dupla foi presa preventivamente no dia 22 de setembro de 2014. A motivação do crime seria uma disputa por demarcação de terras na localidade onde a vítima e os réus moravam.

Sgarbossa afirmou que o MP já interpôs recurso para reformar a decisão de absolvição do segundo réu, submetendo-o a novo julgamento.

Foto: Promotor de Justiça Fernando César Sgarbossa, que atuou em plenário. Divulgação / MPRS / Blog do Juares.

*Atualizada às 18h08 para acréscimo e correção de informações

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
AABB
TBK INTERNET
CÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉ
AABBTBK INTERNETCÂMERASFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAFUBRA MAIO 2024