Justiça

Defensoria Pública do RS apura abordagem que resultou na prisão de entregador negro, em Porto Alegre

Caso aconteceu no último sábado (17), no bairro Rio Branco

Compartilhe:
19/02/2024 - 16h15min Corrigir

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS), por meio do Núcleo de Defesa da Igualdade Étnico-Racial (NUDIER) e do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (NUDDH) está apurando o caso envolvendo a prisão de um entregador negro que foi preso pela Brigada Militar.

A instituição já expediu ofício solicitando informações sobre a abordagem feita pela Brigada Militar. Além disso, os defensores irão se reunir com o homem nesta segunda-feira (19). A defensoria também irá propor à Brigada Militar um curso de capacitação em relações raciais.

O caso

O caso aconteceu no sábado (17), no bairro Rio Branco, em Porto Alegre. Imagens gravadas por testemunhas mostram dois homens discutindo. Segundo testemunhas, o homem branco deu uma facada no homem negro, e a Brigada Militar (BM) foi chamada.

Em seguida, as imagens mostram o momento em que o homem negro, um motoboy, está ferido, é algemado e colocado no porta-malas da viatura pelos PMs. O homem branco, que se disse agredido pelo motoboy, assiste à cena enquanto conversa com duas policiais.

O homem branco entra em um prédio e volta vestindo uma camiseta. Ele também é algemado e colocado no banco traseiro de outra viatura. Os dois foram levados para uma delegacia e liberados depois.

O Comando da BM abriu sindicância para investigar o episódio. Nas redes sociais, o governador Eduardo Leite se manifestou: "Sobre a prisão de um homem negro que seria vítima de tentativa de homicídio em POA, determinamos via Corregedoria da Brigada Militar a abertura de sindicância para ouvir imediatamente testemunhas e apurar as circunstâncias da ocorrência, com a mais absoluta celeridade. Renovo minha absoluta confiança na Brigada Militar e nos homens e mulheres que compõem nossas forças de segurança. Inclusive, em respeito aos dedicados profissionais que as integram, é que a apuração da conduta será célere e rigorosa."

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
TBK INTERNET
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
AABBFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) TBK INTERNETFUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉCÂMERAS