Justiça

Polícia investiga áudios vazados sobre esquema de atestados falsos para soltar presos

Um dos detentos beneficiados pelo esquema seria do Presídio Estadual de Camaquã

Compartilhe:
04/04/2020 - 12h24min Corrigir

Um esquema de atestados médicos falsos envolvendo advogado colocou ao menos sete presos em liberdade, no Rio Grande do Sul. Um dos detentos beneficiados pelo esquema estava no Presídio Estadual de Camaquã, conforme reportagem do Jornal da Record.

A fim de conter a expansão do novo coronavírus (Convid-19), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) orientou que fossem postos em liberdade detentos que sejam do grupo de risco no sistema carcerário. Até 30 de março, cerca de 90 presos haviam sido postos em liberdade no presídio de Camaquã.

O áudio do advogado que teria conseguido a liberdade do preso em Camaquã está circulando nas redes sociais.

“Esse louco aí já responde (por) um tráfico e tá respondendo (por) um duplo homicídio qualificado. E apresentamos um laudinho frio, frio, friozinho, lá do Hospital de Clínicas, mas bem feitinho ali, de diabetes, que ele tinha diabetes, e "cantou"!”

Em uma outro conversa, um outro presidiário tenta contratar o serviço do advogado.

“Dá uma olhadinha nesses print aí, doutor, e vê o que o senhor acha. Tem o médico que vai carimbar ali que, se a assistente social ou questão de justiça ligar, pra querer saber se é quente mesmo, vai falar: "não, é verdade, eu assinei, eu carimbei, e é assim, assim, assado".”

Os áudios já estão com a Polícia Civil, que montou uma força-tarefa para investigar o caso. Nas investigações, foi descoberto que o advogado cobrava 2 mil reais por pedido de soltura. Em uma semana, ele teria tirado da cadeia sete presos.

Agora, a polícia está apurando se há médicos envolvidos na fralde. O Ministério Público Estadual alertou os juízes que passem a checar com mais rigor os pedidos de liberdade.

“Essa é uma situação extremamente grave, e que pode causar um prejuízo muito grande em termos de segurança pública”, disse o promotor de Justiça Marcelo Tubino.

MAIS NOTÍCIAS

TBK INTERNET
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
Mais Lidas
TBK INTERNETCOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSESUPER SÃO JOSÉBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA BOM PASTOR
AABBCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCÂMERAS