A Microsoft tem trabalhado diligentemente para garantir que o Xbox Series X atinja os padrões de seu público para um console de próxima geração. A empresa já lançou uma nova atualização do Xbox Seris X para melhorar a interface do usuário, adicionando temas dinâmicos e permitindo que seus usuários pré-carreguem jogos Game Pass no console.
Durante uma reunião anual de acionistas da Microsoft, vários executivos comentaram sobre a estratégia da empresa para alcançar os 3 bilhões de jogadores no mundo, e como ela se diferencia do PlayStation . Os argumentos apresentados pelos executivos da Microsoft giraram em torno dos esforços da Microsoft em relação à acessibilidade do console e aos resultados financeiros do ano corrente.
O CEO da Microsoft, Satya Nadella, deu mais detalhes sobre o sucesso do lançamento do mais novo console neste ano e como ele dobrou a quantidade de conteúdo para a empresa. Nadella faz referência à aquisição planejada da ZeniMax Media pela Microsoft, Empresa-mãe da Bethesda Softworks, como prova de seus esforços para melhorar o conteúdo do console. Nadella também detalha como a empresa tem feito mais esforços para construir sua comunidade de jogos. Com a criação do Game Pass da Microsoft, os jogadores podem jogar o melhor tipo de conteúdo onde quiserem com quem quiserem na nuvem. Nadella conclui sua declaração dizendo "Estamos absolutamente muito, muito focados em jogos e garantindo que todos os 3 bilhões de jogadores ao redor do mundo tenham o melhor conteúdo, a melhor comunidade e os melhores serviços em nuvem para potencializar suas experiências de jogo no futuro. "