Colunistas

Nilton Moreira - Estrada Iluminada

Nilton Moreira - Estrada Iluminada

Nilton Moreira é inspetor de polícia do RS e mantém coluna com o título Estrada Iluminada em Jornais, Portais e Blogs.

Egoísmo

21/10/2022 - 08h16min Nilton Moreira / Foto: Divulgação

Ao longo da vida vamos nos deparando com defeitos que afeta pessoas menos equilibradas. Não nascemos com objetivo de praticar o ilícito, mas o ambiente no qual reencarnamos muitas vezes é uma prova que precisamos passar, e se formos perseverantes, certamente muitos defeitos evitaremos, pois temos ao longo da vida benfeitores amigos que nos auxiliam e pessoas que farão parte do nosso círculo de relacionamentos.

Entre os defeitos que vamos nos deparar é o egoísmo. Achei interessante compartilhar neste artigo comentário mediúnico que consta no Evangelho.

“O egoísmo, chaga da Humanidade, tem que desaparecer da Terra, a cujo progresso moral obsta. Ao Espiritismo está reservada a tarefa de fazê-la ascender na hierarquia dos mundos.

O egoísmo é, pois, o alvo para o qual todos os verdadeiros crentes devem apontar suas armas, dirigir suas forças, sua coragem. Digo: coragem, porque dela muito mais necessita cada um para vencer-se a si mesmo, do que para vencer os outros. Que cada um, portanto, empregue todos os esforços a combatê-lo em si, certo de que esse monstro devorador de todas as inteligências, esse filho do orgulho é o causador de todas as misérias do mundo terreno.

É a negação da caridade e, por conseguinte, o maior obstáculo à felicidade dos homens. Jesus vos deu o exemplo da caridade e Pôncio Pilatos o do egoísmo, pois, quando o primeiro, o Justo, vai percorrer as santas estações do seu martírio, o outro lava as mãos, dizendo: Que me importa! Animou-se a dizer aos judeus: Este homem é justo, por que o quereis crucificar? E, entretanto, deixa que o conduzam ao suplício. É a esse antagonismo entre a caridade e o egoísmo, à invasão do coração humano por essa lepra que se deve atribuir o fato de não haver ainda o Cristianismo desempenhado por completo a sua missão.

Cabem-vos a vós, novos apóstolos da fé, que os Espíritos superiores esclarecem, o encargo e o dever de extirpar esse mal, a fim de dar ao Cristianismo toda a sua força e desobstruir o caminho dos pedrouços que lhe embaraçam a marcha.

Expulsai da Terra o egoísmo para que ela possa subir na escala dos mundos, porquanto já é tempo de a Humanidade envergar sua veste viril, para o que cumpre que primeiramente o expilais dos vossos corações. – Emmanuel. (Paris, 1861.) ”

O que nos deixa estupefacientes é que ao longo dos tempos não notamos muita evolução no que diz respeito a extirparmos o egoísmo no mundo! É comum vemos todos os dias pessoas querendo conquistar degraus mediante força, violência, fraudes, poder econômico, mas com certeza os egoístas geram resgates para vidas futuras, isto se já não sofrerem consequências nesta vida mesmo, promovendo angústia para si e aos que lhes seguem.

MAIS COLUNAS