Colunistas

Nilton Moreira - Estrada Iluminada

Nilton Moreira - Estrada Iluminada

Nilton Moreira é inspetor de polícia do RS e mantém coluna com o título Estrada Iluminada em Jornais, Portais e Blogs.

Vacina chegando

09/02/2024 - 08h09min

Que maravilha! Já temos vacina para evitar dengue! Sempre recebemos da Divindade o socorro que vem através de conquistas da ciência. Esse tipo de mal atinge gravemente nosso Brasil há muito tempo, inclusive ceifando a vida de muitas pessoas.

Resolve-se a situação com remédio, mas não conseguimos resolver as fontes dos problemas, que não são de hoje!

Desde muitos anos a gente convive com mosquitos, e quem lucra bastante com isso são as empresas que produzem venenos para matança desses insetos. Sempre foi comum picadas de mosquitos, principalmente à noite, mas o aedes aegypti prefere picar pela manhã e à tardinha, isso no momento que a temperatura fica mais fresca, mas não quer dizer que não se alimente também a noite se passarmos por perto dos vários criadouros existentes.

A dengue é doença também antiga, mas aqui no Brasil ela sobrevive aos tempos em razão principalmente da falta higiene, pois temos o hábito de manter locais com água parada em vasos com plantas, sem limpeza regular, caixas d’água tampadas precariamente, e tantas outras atitudes que só atrapalham, mas o crucial é o acúmulo de lixo, onde ficam a céu aberto vasilhas de plásticos, garrafas, principalmente nos chamados “lixões” espalhados por várias regiões.

Ainda existem cidades cujos prefeitos não tomaram a decisão de ter coleta seletiva, e nas licitações permitem que sejam recolhidos os resíduos sólidos em caminhões compactadores, que depois da coleta, não se procede a triagem alguma, indo os resíduos cair em vala comum!

Também devemos considerar que esgotos pluviais não funcionam adequadamente, ou inexistem, ficando águas paradas nos córregos e até nas esquinas das ruas por falta de galerias!

Enquanto o poder público não liderar questões que minimizem a proliferação do mosquito, teremos de estar em constante vacinação, e sempre esperando que a Divindade nos socorra através da ciência.

MAIS COLUNAS