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Crônicas de Rodrigo Bender Dorneles

Crônicas de Rodrigo Bender Dorneles

Rodrigo Bender Dorneles é Bacharel em Administração. Administrador poeta e cronista. Trabalhou no agronegócio da família, e na CESA, Camaquã (RS). Mora atualmente em Porto Alegre, onde seguiu caminho profissional na área comercial.
Trabalha hoje como consultor de negócios em uma empresa de Assessoria tributária.
Filosofo de final de semana. Amante de história, sociologia e filosofia.

Venda mais do que compre

09/02/2023 - 15h21min Rodrigo Bender / Foto: Depositphotos / Direitos Reservados

Estive em um evento em Balneário Camboriú (SC) voltado para vendas, chamado Hard Experience.

No evento tiveram diversas palestras relacionadas a crescimento de carreira para profissionais de vendas, passando por assuntos como técnica de vendas, história do dinheiro, até crescimento pessoal e individual diante dos desafios contemporâneos.

Como espectador, achei interessantíssima uma palestra de um economista sobre a história do dinheiro, e investimentos atuais. Mas mais do que isso, entre uma apresentação e outra, comecei a refletir. Com isso, além de só absorver as informações, me deparei com uma ideia que formulei e desenvolvi.

Trabalho com vendas e o evento me deu um insight e teoria que vou discorrer.

Você tem que vender mais que comprar.

A regra é simples.

Você tem que vender mais que comprar.

Simples, básico. Parece banal e lógico. Mas vou explicar.

O ser humano tem toda sua história de crescimento e transformação relacionada ao desenvolvimento da economia. A economia se desenvolveu partindo de um processo simplificado e evoluiu até chegar na complexidade atual.

O Homem na pré-história saiu do nomadismo e começou a virar sedentário. Neste processo, criou um mecanismo de aprimoramento de sua capacidade de produzir para saciar suas necessidades. Passou a ter necessidades novas, supridas de formas diferentes, e esta equação foi se aprimorando ao longo da história.

Em bases simples, da Antiguidade até os tempos contemporâneos o avanço foi exponencial.

Da caça e plantações vieram as sobras, das sobras o escambo.

Do escambo, o comércio, do comércio o nível mais alto de suprimento de nossas necessidades.

Das necessidades, a revolução industrial na idade moderna. A indústria. Da Industria, a inovação. Da inovação a internet. Da internet novamente as vendas.

Por que da Internet as vendas?

O meu texto é sobre isso.

Tudo são vendas. Vendas são trocas monetizadas. Trocas na vida são tempo.

Você tem tempo para trabalhar, Tempo para a família, Tempo para se divertir.

Tempo para consumir.

Tempo para vender.

Vendas é tudo aquilo que você dá ao mundo. É um valor que você produz e está ofertando.

Qualquer objeto, qualquer serviço, qualquer tempo, qualquer coisa que está sendo vendida vem junto com um acréscimo que agrega ao mundo. Você não pode vender areia no deserto, mas você pode vendê-la em um local que ela seja escassa. Logo você agregou, transformou.

Para obter isso, muito provavelmente você teve que se deslocar ou deslocar o material.

Do deserto para o cliente, que obviamente estará consumindo pois está em um local com escassez de areia.

Este é o conceito. Tempo é dinheiro, e se formos mais criativos ainda tudo na vida é compra e venda.

Vendas é tudo aquilo que você dá ao mundo.

Consumo é o tempo de satisfação que você compra. Principalmente, você vende seu trabalho.

Você vende seu tempo em ofício. Vende sua dedicação.

Qualquer pessoa que trabalhe vende seu corpo, sua mente, suas habilidades, seu comprometimento.

E não confunda isso como pejorativo. Mas torne figurativo.

Trabalhar é vender independente de qual seja a sua profissão.

Existem outras vendas no meu modelo e teoria figurada.

Você quando está com sua família vende também. Vende seu convívio, vende sua empatia vende seu pensar em conviver. Ou seja, destina seu tempo e troca.

Quando você está com amigos, vende suas conversas, vende suas piadas, vende seus interesses, ideias, vende. Logo, está ao mesmo tempo consumindo felicidade. Dando felicidade, vendendo-a, e em troca consumindo e comprando ela. No fim, a balança acaba em saldo de dopaminas e momentos bem aproveitados. A Troca não sai zerada como preveria a lógica, mas sim com acréscimo propiciada pela politica do ganha e ganha.

Se doa. E recebe de volta.

Assim, tudo é compra e venda. Venda é o que você dá ao mundo. Compra é o que você consome.

Parece filosófico, mas em um mundo dominado pela imagem virtual e não real, pela Mídia e fotoshop, você já deveria se vender melhor. Já deveria ser o melhor vendedor de si mesmo. Já deveria ter mais de 5.000 seguidores no Instagram. E se não tem, haja rápido.

Mas não é sobre isso que estou falando. Não estou falando em marketing pessoal.

Estou falando em uma regra que pensei através desta reflexão.

Venda mais que compre. A regra é simples, venda mais que compre.

Simplificando bastante as coisas, Lucro é igual a receita menos despesa. Com seu dinheiro e orçamento é a mesma coisa, o saldo é o que você ganha menos o que você gasta.

Agora eu reformulo e explico. Na verdade, é o que você vende menos o que você compra.

Ou seja, doe ao mundo mais do que você consome.

Doar é vender, vender é doar. Independente do cliente. Sendo o cliente o todo, e você o criador de valor, de algo material ou imaterial, de algo que propicie geração de valor a algo ou alguém.

Dar seu tempo de trabalho. Dar sua produção. Dar a família seu tempo com dedicação. Dar ao seu filho sua companhia, e suporte. Dar aos seus amigos seu tempo e lazer. Tudo isso são vendas, você está doando ao mundo.

Mas você também precisa comprar. Então compre tudo aquilo que ajudará você a vender melhor.

Parece que a lógica muda. Vender tempo e comprar coisas para suprir seu tempo.

Compre o tempo do cozinheiro no restaurante, compre o ingresso de cinema, compre o necessário para alimentar sua família e suprir suas necessidades.

Comprar é comprar o tempo de outros. Você está consumindo. Tirando do planeta para dar a si. Vender é produzir, criar valor, é entregar a sociedade seu tempo.

Enfim, no meu modelo, tudo foi relativizado em apenas duas variáveis. A sociedade humana tem sua elaboração intrínseca relacionada a sua complexidade econômica. O homem é o animal que melhor se utiliza do conceito complexo chamado tempo. Somos animais sociais, e nossas riquezas são construídas mediante as relações de comércio, produção. Somos também animais laborais, gastamos tempo em prol do crescimento do todo. Somos animais inquietos para consumir, e inquietos para produzir.

Somos um animal vendedor. Somos um animal comprador.

Tudo na vida é compra, tudo na vida são vendas. Tudo na vida é tempo.

Doe mais tempo do que consuma tempo. Assim será mais feliz.

Ah, e lucrativo. A vida não é sobre consumir. A vida é sobre doar mais que usar.

Venda mais do que compre.

Venda mais do que compre.

Tudo é sobre vendas.

Compre.

Compre.

Mas venda mais do que compre.

Insight depois do evento Hard Experience.

Foto: Depositphotos / Direitos Reservados

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